Em agosto, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian registrou uma queda de 0,9%, a pior do ano até agora. O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comenta que, mesmo com uma leve deflação nos últimos meses, as incertezas econômicas e a valorização do dólar em relação ao real geram um clima de precaução, fazendo com que consumidores e empresas suspendam grandes gastos. Veja, no gráfico abaixo, a variação mensal dos últimos 12 meses:
Rabi acrescenta que, “todo esse cenário contribui para que os consumidores adotem uma postura mais cautelosa em relação aos gastos, dificultando a reação do setor.”
Em agosto, ainda segundo a variação mensal, o indicador ficou dividido entre alta nos setores de “Combustíveis e Lubrificantes” (0,9%) e “Material de Construção” (1,6%) e queda nos outros quatro, sendo a mais acentuada em “Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas” (-0,7%). Confira os dados completos no gráfico abaixo:
Variação anual
Na visão da variação anual, houve crescimento de 2,2%, apesar de um número positivo, foi o mais fraco do ano. Todos os segmentos do comércio físico brasileiro, com destaque para “Combustíveis e Lubrificantes” (9,1%), também registraram crescimento. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses e o levantamento por setor:
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.