A AssetWatch, startup americana que oferece soluções de manutenção preditiva baseada em IA, recebeu um aporte no valor de R$10,5 milhões feito pela Oxygea. O montante faz parte da rodada de Série B da startup, que recebeu ao todo US$ 40 milhões.
Uma ferramenta poderosa para a manutenção proativa e prevenção de paradas, a AssetWatch oferece soluções completas de monitoramento de condição para equipamentos rotativos industriais. A startup utiliza sensores e software baseado em nuvem com suporte de IA para detectar e resolver problemas em máquinas como motores, caixas de engrenagens, bombas, ventiladores e compressores. O negócio da companhia é fornecer um serviço excepcional e insights prescritivos que ajudam os fabricantes a transformar seus programas de manutenção.
“O investimento da Série B é uma prova do potencial significativo da manutenção preditiva e da nossa visão na AssetWatch”, disse Brian Graham, CEO da AssetWatch. “Com o apoio de nossos incríveis investidores, estamos preparados para acelerar ainda mais nossa missão de transformar o cenário de manutenção e confiabilidade em todos os setores em todo o mundo”.
“Estamos muito animados em poder apoiar o time excepcional da AssetWatch na missão de trazer ganhos de eficiência e produtividade para fabricantes globais através da simplificação do processo de manutenção preditiva. Acreditamos que AssetWatch é extremamente complementar ao portfólio de investimentos da Oxygea focado em Sustentabilidade e Transformação Digital na Indústria e temos convicção que conseguiremos contribuir para o sucesso da startup abrindo portas para todo nosso ecossistema bem como apoiando em futuros esforços de internacionalização para America Latina”, comenta Vitor Moreira, Managing Director da Oxygea
“A parceria com a Oxygea para fechar nossa rodada de investimento da Série B é uma combinação estratégica para a AssetWatch. O comprometimento da Oxygea com a transformação digital e a sustentabilidade complementa nossa missão de revolucionar a manutenção preditiva. Seu investimento não apenas valida nossa abordagem inovadora, mas também impulsiona nossa busca para eliminar paralisações não previstas e otimizar operações para indústrias globais. Estamos entusiasmados em aproveitar a experiência e a rede da Oxygea. Juntos queremos redefinir o futuro das operações industriais.” – Will Zell, Co-Fundador e Presidente do Conselho da AssetWatch.
Oxygea potencializando investimentos
A prática de investimentos vem acelerando o ritmo de seus aportes, sendo este o quinto deal da Oxygea em 2024. Com a tese de investimentos centrada em startups e tecnologias parceiras das indústrias, apresentando tecnologias sustentáveis para seu crescimento. A oportunidade surgiu por meio da parceria entre Oxygea e TouchDown Ventures, focada em investimentos internacionais.
“A expertise da AssetWatch tem grande potencial de melhoria da eficiência operacional de diversos players do setor industrial, incluindo suas respectivas cadeias. A aplicação dessa tecnologia preditiva, sem dúvidas, reduz o downtime e melhora a alocação de recursos destinados a manutenção. Esse movimento estratégico da Oxygea nos ajudará a encontrar cada vez mais parceiros para conexões potenciais, visando o desenvolvimento de todo o ecossistema”, comenta Artur Faria, CEO da Oxygea.
A rodada
Liderada pela Wellington Management, player global na gestão de ativos, a série B tem o objetivo de acelerar a inovação contínua da AssetWatch, permitindo que a empresa continue oferecendo o melhor serviço e valor agregado aos seus clientes. Além disso, apoiará a expansão do negócio, garantindo a prestação sustentada de um excelente serviço ao cliente e serviços de subscrição abrangentes e descomplicados.
Além da Oxygea, os investidores da Série A, incluindo G2 Venture Partners, Triangle Peak Partners, Standard Investments, Osage University Partners e JobsOhio Growth Capital Fund, participaram da série B.