Após a abertura de três lojas físicas em São Paulo, o Enjoei, plataforma líder de compra e venda de moda circular no Brasil, dá um importante passo para crescer no varejo: a marca agora vai expandir seu modelo de negócio por meio de franquias.
Com a previsão de abrir 300 unidades nos próximos três anos, o Enjoei vai priorizar a busca de franqueados nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas a marca está aberta a boas oportunidades em outras localidades, com foco inicial em cidades com mais de 300 mil habitantes.
O objetivo é levar o mercado de moda circular de segunda mão para o varejo físico com a cara do Enjoei: organizado, com peças únicas e de qualidade assegurada. “o Enjoei tem sido um dos grandes agentes de transformação acerca do consumo de usados no brasil e temos convicção de que esse hábito só vai avançar. o mundo precisa que avance, é uma questão de civilidade.”, afirma Ana Luiza McLaren, fundadora.
A iniciativa de levar o mercado de segunda mão para lojas físicas reflete a visão do Enjoei de que ainda há muito a ser explorado no universo do varejo. Com pesquisas revelando que o mercado de segunda mão offline é quatro vezes maior que o digital e com previsão de movimentar R$ 58 bilhões no Brasil até 2027, a marca vê uma grande oportunidade de crescimento. Globalmente, o mercado de vestuário usado deverá atingir US$ 350 bilhões até 2028 e representar 10% do mercado de moda mundial até 2025.
Perfil do franqueado
A marca está em busca de franqueados com experiência no varejo e que sejam alinhados com a visão de moda circular. A franquia do Enjoei, assim como já acontece na plataforma online, oferece aos clientes a possibilidade de adquirir marcas renomadas a preços acessíveis, contribuindo para dar um novo destino a peças que não são mais usadas, promovendo um consumo mais consciente.
O franqueado do Enjoei será responsável por adquirir o estoque diretamente de pessoas interessadas em vender suas peças usadas. A triagem, que dura cerca de 45 minutos, será realizada por um profissional capacitado da loja.
Inteligência operacional exclusiva do Enjoei
O estoque inicial para abrir a franquia será de aproximadamente 4 mil peças, com um software exclusivo auxiliando na precificação das mercadorias. Criado e desenvolvido pelo Enjoei, o sistema é baseado nos dados de vendas anteriores na plataforma online. Ágil e intuitivo, o software mantém-se em constante atualizações.
Desta forma, a empresa une a expertise acumulada nos 15 anos de compra e venda de moda circular no ambiente digital à flexibilidade e personalização de cada franquia no ambiente físico.
Apoio ao franqueado
O Enjoei oferece um amplo suporte aos franqueados, incluindo:
- Sistema de precificação digital exclusivo;
- Sistemas de gestão e manuais de operação
- Ajuda na escolha do ponto comercial
- Acompanhamento na implantação da unidade
- Treinamento para franqueados e equipes
- Suporte em ações de marketing e consultoria de campo
- Ferramentas de business intelligence e treinamentos de reciclagem
O investimento inicial para abrir uma franquia da Enjoei começa em R$ 650 mil.