A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon.com Brasil anunciaram a expansão de sua parceria visando qualificar mais empresas brasileiras para conquistar o mercado digital internacional. Um Memorando de Entendimento (MOU) será assinado durante o E-xport Meeting 2024, evento que ocorrerá em São Paulo de 30 de julho a 1º de agosto. As inscrições já estão abertas para empresas interessadas em vender para o mercado norte-americano através da plataforma da Amazon.
Assinatura do Memorando
Na próxima quarta-feira, 31 de julho, ApexBrasil e Amazon.com Brasil formalizarão o MOU para a realização do programa E-xport edição Amazon.com 2024. A assinatura acontecerá durante o E-Xport Meeting 2024, parte do maior evento de e-commerce da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil. Este evento reúne especialistas, autoridades e líderes de mercado para discutir e planejar o futuro do e-commerce global.
Desde 2021, a ApexBrasil e a Amazon.com Brasil têm colaborado para apoiar a criação de mais de 60 lojas de empresas brasileiras nos Estados Unidos através do e-commerce. Nesta nova fase, o programa chega reestruturado e pretende capacitar cerca de 200 empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios para os EUA. Além da capacitação, 20 empresas selecionadas receberão até vinte mil reais para implementar seus planos de negócios.
O programa E-xport edição Amazon.com 2024 inclui mais atividades práticas de planejamento e apoio estratégico, além de descontos da rede de fornecedores e incentivos da Amazon.com. O ciclo do projeto começa com um treinamento básico no E-Xport Meeting e se estende até o fim do ano, com a operação das lojas brasileiras no mercado americano.
“Ao renovar esta parceria, ApexBrasil e Amazon.com Brasil abrem espaço para empresas interessadas em operar de maneira competitiva em uma das principais plataformas de comércio eletrônico do mundo,” afirmou Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil.
“Com o Programa de Vendas Internacionais da Amazon, tornamos todo o processo mais fácil e eficiente para quem quer exportar seus produtos, fornecendo suporte especializado. Estamos comprometidos em apoiar os empreendedores e empreendedoras do Brasil, fortalecendo seus negócios em âmbito nacional e possibilitando uma expansão além das fronteiras,” ressaltou Ricardo Garrido, diretor de marketplace na Amazon Brasil.
A Amazon.com está presente em todos os continentes e envia produtos para mais de 200 países e territórios. Valentina Neves, gerente de Projetos e Parcerias para América Latina da Amazon, destacou que cerca de 75% dos compradores utilizam a Amazon para descobrir novas marcas e produtos, beneficiando os vendedores brasileiros com a alta movimentação da plataforma.
Segundo Camila Paschoal, analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil, a proposta é promover a internacionalização das empresas brasileiras através de uma inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e melhorar sua presença digital. A Amazon, por sua vez, busca ampliar o número de empresas brasileiras exportando via plataforma, fornecendo treinamento e democratizando a exportação via e-commerce internacional.
Inscrições Abertas
Pequenas e médias empresas com marca própria que desejam vender para os Estados Unidos através da Amazon.com já podem se inscrever no programa E-Xport Edição Amazon.com 2024. Recomenda-se a participação de empresas que:
- Sejam de pequeno porte, com faturamento mínimo superior a R$ 360 mil e máximo de até R$ 4,8 milhões por ano.
- Tenham experiência em exportação ou e-commerce nacional.
- Tenham interesse em vender seus produtos via Amazon.com nos Estados Unidos dentro de 3 a 6 meses.
Para mais detalhes e inscrições, acesse o regulamento e o link de inscrição.
Links:
- Confira o regulamento: Regulamento