O mercado de beleza e cosméticos no Brasil tem registrado um crescimento significativo, com um aumento de 5,8% nas vendas em 2023, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A previsão é que o setor atinja US$33,14 bilhões em 2024, com uma expansão esperada para US$44,03 bilhões até 2029, de acordo com levantamento da Mordor Intelligence.
Impulsionada pelo momento positivo desse mercado e inspirada por valores de saúde integral e transparência, em 2008 a Alva foi fundada para oferecer produtos de cuidado pessoal naturais, tendo como fundamentos a pureza, qualidade, praticidade e responsabilidade. Embora tivesse diferenciais claros em relação às demais marcas do mercado, no ano passado enfrentava grandes desafios no comércio online, por fazer parte de uma categoria altamente competitiva, em que grandes players dominavam todo o espaço.
Para potencializar seus resultados na plataforma, a Alva decidiu buscar uma agência especializada em Retail Media, estratégia de publicidade que promove produtos de forma direcionada dentro dos marketplaces, com o intuito de aumentar as vendas diretamente onde as compras são feitas. Foi assim que escolheu a ProfitlogiQ, agência de Retail Media especializada em otimização por meio da inteligência artificial.
“A parceria com a ProfitlogiQ foi um divisor de águas para a Alva. Conseguimos implementar estratégias 360° que não apenas aumentaram nossa visibilidade, mas também nos ajudaram a alcançar novos clientes e fidelizar os existentes,” afirma Alexandre Luz, CFO da Alva.
A estratégia desenhada era focada no aumento do conhecimento da marca, aquisição de novos usuários e preparação para sazonalidades importantes como a Black Friday. “A Alva tinha um grande potencial de crescimento que foi desbloqueado, fomos muito além do nicho que inicialmente a marca atuava. Isso só foi possível por meio da implementação de estratégias específicas de Retail Media. Nosso objetivo foi não só fazer as vendas crescerem, mas também garantir que a marca tivesse um retorno sobre investimento significativo”, destaca Alexandra Avelar, Country Manager do Brasil na ProfitlogiQ.
Os resultados foram impressionantes. Comparando o período prévio, de agosto de 2023, com novembro de 2023, durante a Black Friday, a Alva viu suas vendas aumentarem 56 vezes e o número de pedidos crescer 70 vezes. No período da ação, a marca se destacou como a mais vendida da categoria de desodorantes, concorrendo diretamente com grandes companhias tradicionais do mercado. Registrou ainda um aumento de 22 vezes nas vendas do produto e um ROAS (Retorno sobre Investimentos em Anúncios) de 183%. Além disso, o custo por conversão foi reduzido em 53%, demonstrando a eficácia das estratégias adotadas. Na prime week (semana importante de promoções da Amazon), os resultados já superaram a Black Friday de 2023, a marca novamente se posicionou na liderança da categoria, que mostram que a marca ainda tem um longo caminho de crescimento.
Com base nesses resultados, a Alva planeja continuar expandindo suas operações de Retail Media. A empresa já está se preparando para iniciar campanhas com a Amazon DSP e prevê lançamentos de novas linhas de produtos, incluindo uma infantil e outra de proteção solar. Este ano, a Alva irá novamente aproveitar a sazonalidade da Black Friday, com expectativas ainda mais agressivas.
“O sucesso que alcançamos até agora é apenas o começo. Estamos animados para explorar novas oportunidades e continuar crescendo no retail media com o suporte da ProfitlogiQ”, conclui Alexandre Luz.