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    A influência das redes sociais nas estratégias de marketing das empresas

    Já parou para pensar em como as redes sociais podem influenciar nas estratégias de marketing das companhias? No Brasil, onde essas plataformas dominam a atenção dos internautas, isso é colocado ainda mais em cheque. De acordo com dados da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, dos 10 sites mais visitados pelos brasileiros em junho, 4 são redes sociais. Em segundo lugar, está o Youtube, com 3.24 bilhões de visitas mensais, em quinto, o Instagram (576M), em sexto, o WhatsApp (560M) e, em oitavo, o Facebook (428M). Importante notar que esses números se referem apenas às visitas aos sites e não incluem acessos por aplicativos.

    Segundo Erich Casagrande, Líder de Marketing da empresa no Brasil, esse envolvimento nas redes sociais está mudando, inclusive, a estratégia de SEO das companhias. A sigla, que significa Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, é basicamente o conjunto de técnicas que visam otimizar um site para que ele apareça nos primeiros resultados das plataformas de busca, como o Google ou Bing. “Antigamente, o SEO era visto como se pudesse rodar sozinho, focado basicamente em palavras-chave. Agora, com esse novo cenário, é preciso uma conexão maior com a marca e o seu conteúdo, alinhando os conceitos em todas as páginas em que a empresa está presente, de modo que haja sintonia entre os planos de geração de tráfego e os de marketing”, explica.

    O compartilhamento de conteúdo no Instagram, TikTok, Youtube, X (Twitter) ou Facebook é uma peça fundamental na estratégia de otimização de sites. Isso porque essas plataformas funcionam como um trampolim para a construção da imagem de uma marca, já que empresas e sites com maior autoridade conseguem melhores resultados tanto pela percepção do usuário quanto dos mecanismos de pesquisa. “Essa fama é construída de diferentes formas, seja por meio de backlinks de qualidade de outras páginas, como também da força da marca para o público de redes sociais, que é muito engajado. Além disso, quando o conteúdo é compartilhado por influenciadores, há uma chance maior de ser visto por mais pessoas, aumentando a relevância da companhia”, conta Casagrande. 

    O tráfego proveniente das redes sociais também tem mostrado um impacto crescente nas classificações de pesquisa. “Embora o tráfego social não seja um fator direto de ranking, ele pode aumentar o engajamento no site, reduzir a taxa de rejeição e aumentar o tempo de permanência. Esses sinais de usuário são interpretados pelos algoritmos de busca como indicadores de qualidade e relevância,” observa Casagrande. O TikTok e o Instagram, por exemplo, com seu formato de conteúdo curto e viral, têm o poder de direcionar um grande volume de tráfego rapidamente. Vídeos populares podem gerar uma onda de visitas, aumentando a visibilidade e, potencialmente, a classificação nos resultados de busca.

    Em última análise, uma estratégia integrada de redes sociais e SEO é essencial para o sucesso digital. “Ao criar conteúdo que seja compartilhável e envolvente, as empresas podem aumentar sua presença de marca e sua relevância no mercado.”, conclui Casagrande.

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