Um levantamento realizado pela Brazil Panels, empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a Conexão Vasques Marketing Digital, revela que 79% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes para o Dia das Crianças. Entre eles, a maioria (60,9%) planeja comprar três ou mais presentes, enquanto 25,6% optam por dois, e 13,5%, por apenas um. A pesquisa, que ouviu 1.717 pessoas em todo o Brasil, também mostra que 14% não pretendem comprar presentes e 7% não convivem com crianças próximas para presentear.
“Essa data comemorativa é uma oportunidade não apenas para celebrar em família, mas também para impulsionar o consumo em um momento estratégico do ano. Os dados da pesquisa são animadores e indicam um Dia das Crianças promissor para o comércio no país”, ressalta o CEO da Brazil Panels e Conexão Vasques, Claudio Vasques.
Preferências de compras
De acordo com a pesquisa, 70% dos respondentes pretendem gastar até R$ 200 em presentes, 21,3% planejam um gasto entre R$ 201 e R$ 400, e 18,8% estão dispostos a gastar acima de R$ 401. Quando questionados sobre as expectativas em relação aos gastos em comparação aos anos anteriores, 44,8% indicaram que pretendem gastar mais, enquanto 33,6% pensam em manter o mesmo valor e 21,6% planejam gastar menos.
Sobre os tipos de presentes, 35,8% preferem roupas e calçados, 32,6% optam por brinquedos, 12,4% por jogos educativos, 7,6% por eletrônicos, 4,9% por livros, 4,5% por experiências como parques e cinemas, 1,3% por viagens e 0,9% por outras opções.
Em relação ao local de compra, 41,3% pretendem visitar lojas físicas, 29,7% optam por lojas online, 13% por shoppings, 10,2% por lojas especializadas em brinquedos, 4% por lojas de departamentos e 1,9% por outros locais.
As crianças continuam exercendo forte poder de influência nas decisões de compra, com 31,1% dos entrevistados afirmando que o desejo delas é o principal critério observado na hora de escolher os presentes. Outros aspectos que influenciam na decisão incluem preço/promoção (25%), tradição familiar (19,6%) e qualidade do produto (14,5%). Fatores como facilidade de encontrar o produto (4,1%), experiências do ano passado (2%), marca (1,4%) e publicidade (0,7%) também impactam nas escolhas dos consumidores.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de setembro de 2024, com uma amostra de 1.717 pessoas residentes no Brasil, com idades entre 18 e 86 anos. A amostra é nacionalmente representativa, com cotas de idade, gênero e local de residência distribuídas pelas regiões da seguinte forma: Sudeste – 54,6%, Sul – 19,9%, Nordeste – 14,9%, Centro-Oeste – 6,6%, e Norte – 6%.