Investir na divulgação de nano e micro influenciadores tem se tornado uma estratégia popular entre marcas de diferentes setores. Essas duas categorias de influenciadores são caracterizadas por ter uma audiência menor em comparação aos grandes influenciadores, mas com um engajamento geralmente mais forte e autêntico.
Os Nano-influenciadores são conhecidos por ter uma base de seguidores pequena, porém muito engajada. As marcas costumam escolher nano-influenciadores para campanhas mais segmentadas. 1.000 a 10.000 seguidores.
No caso dos Micro-influenciadores, seus números variam de 10.000 a 100.000 seguidores, possuem nichos bem definidos e uma relação mais próxima com seu público, o que resulta em altas taxas de engajamento. Possuem um grande alcance e notoriedade em uma área ou nicho específico, sendo bastante visados por grandes marcas.
“Esses tipos de gerador de conteúdo são dotados de autenticidade e mantêm uma relação mais próxima e pessoal com seus seguidores, o que leva a um engajamento mais alto e genuíno. Seus seguidores confiam nas suas opiniões e são mais propensos a interagir com suas postagens”, explica Aline Kalinoski da Sócia e co-fundadora empresa da Nowa, agência de marketing focada na impulsão de marcas no ambiente digital.
Conheça 6 motivos para investir em Nano e Micro Influenciadores
O custo de campanhas com micro e nano influenciadores tende a ser significativamente mais baixo do que com grandes influenciadores, permitindo que as marcas façam mais parcerias e atinjam uma diversidade maior de nichos.
“Como o custo é mais baixo e o engajamento mais alto, as campanhas tendem a ser mais eficientes, trazendo um bom retorno sobre o investimento (ROI)”, explica a também sócia e co-fundadora da Nowa, Paula Kodama.
“Os Micro e nano influenciadores atendem a nichos mais específicos e dedicados, essa característica permite que as marcas se conectem com um público mais alinhado com seu produto ou serviço, aumentando a probabilidade de conversões”, completa Paula.
A autenticidade é um dos fatores que mais aproxima os consumidores desse tipo de produtor de conteúdo, por serem considerados mais “genuínos” e menos corporativos, esses influenciadores muitas vezes são vistos como mais confiáveis pelos seus seguidores, dados de uma pesquisa realizada pela empresa Zippia demonstraram que 86% dos consumidores consideram a autenticidade de uma marca um fator determinante de compra.
“Dentro da autenticidade se encontra a possibilidade de um conteúdo personalizado, por terem um contato mais direto com seu público, esses influenciadores costumam criar conteúdo mais criativo e personalizado. As marcas podem colaborar para criar campanhas mais autênticas e adaptadas aos estilos de cada influenciador”, afirma Aline.
Um dos principais objetivos das marcas é a expansão do seu público, trabalhar com vários micro e nano influenciadores permite que as empresas atinjam diferentes audiências e comunidades, o que ajuda na construção de uma rede de influência mais ampla e diversificada.
A fidelização de clientes pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%, segundo dados da Harvard Business Review, ter um público mais fiel e uma abordagem mais pessoal possibilita às marcas a criação de relações de longo prazo com micro e nano influenciadores, o que resulta em campanhas mais consistentes e ainda, parcerias contínuas são vistas como mais genuínas e comprometidas com a eficiência do produto oferecido, trazendo maior segurança ao cliente em continuar consumindo de determinado produto.
“Investir em micro e nano influenciadores permite que as marcas se conectem com um público mais engajado e específico, ofereçam campanhas autênticas e criativas. Essa estratégia tem se mostrado uma maneira eficaz de gerar engajamento genuíno e construção de relacionamentos de longo prazo com os consumidores”, finaliza Paula