É inegável que a Black Friday ganhou muita fama nos últimos anos no Brasil em especial quando falamos de compras on-line, mas se você é supermercadista, será que vale a pena investir na Black Friday nas suas lojas físicas? Para Pedro Della’Nora, empresário do ramo há mais de 17 anos, não deve haver dúvidas de que a resposta é sim.
“A Black Friday é uma data muito importante para o varejo e todos os supermercados devem dar muita atenção a ela”, diz o supermercadista, que por meio de seu canal no Youtube compartilha informação e conhecimento sobre gestão e vendas com empresários de todo o Brasil. Para ajudar os supermercadistas nessa tarefa, Della’Nora destaca quatro dicas para transformar a Black Friday em um sucesso.
1- Não importa o tamanho do seu supermercado. A Black Friday é um momento em que o varejo está muito aquecido e ela já foi amplamente adotada pelos consumidores, que costumam segurar compras antes do evento para aproveitar as promoções. Portanto, se um supermercado se prepara bem, faz a divulgação adequada e se posiciona como uma loja com preços atrativos, pode aproveitar a data para ampliar muito suas vendas, independente do seu tamanho. Mesmo os mercados pequenos devem participar.
2- Nem tudo precisa estar em promoção. Para que a loja seja percebida como barata e ainda assim se mantenha lucrativa, é fundamental escolher bem os produtos promocionais. Por isso, priorize o que chamamos de itens meteóricos, que são aqueles produtos que apresentam alta percepção de preço por parte dos clientes, como café, leite, ovos, batata, cebola e tomate, além de cortes populares no açougue, como coxa, sobrecoxa e os cortes bovinos mais vendidos. Outros exemplos são produtos de limpeza líderes de mercado, como sabão em pó e detergente.
3- Fique de olho na margem. É importante lembrar que a Black Friday é um momento muito importante para alcançar picos de vendas, e não para conseguir grandes margens de lucro. A loja que cuida da sua margem continuamente pode se beneficiar mais da Black Friday, pois consegue reduzir os preços nesse momento sem comprometer a lucratividade do mês ou do ano. Caso contrário, o aumento nas vendas pode não refletir em um bom resultado financeiro.
4- Invista em um marketing eficaz. É importante antecipar a comunicação, começando cerca de dois ou três dias antes, para criar expectativa e chamar a atenção dos clientes, mas sem dar muito tempo para a concorrência reagir. Outro ponto essencial é preparar um bom encarte com os itens em promoção, em especial os meteóricos. Além disso, as redes sociais, tanto no tráfego orgânico quanto no pago, são ferramentas indispensáveis de divulgação.
Della’Nora destaca que, para seguir essas dicas, é necessário investir tempo em planejamento e nas estratégias que serão utilizadas. “No caso de produtos hortifruti, por exemplo, o supermercadista pode buscar negociar diretamente com produtores para oferecer preços realmente mais baixos na Black Friday com o melhor custo-benefício para o negócio”.
“Uma Black Friday bem feita vai causar um efeito positivo enorme nos clientes. A data é uma grande oportunidade para os supermercados cravarem a fama de loja barata. E, para isso, é essencial se posicionar com promoções de verdade, com preços realmente atrativos e também investir em uma divulgação estratégica”, conclui Della’Nora.
Para mais dicas e estratégias voltadas para o setor supermercadista, acesse https://www.youtube.com/c/PedroDellaNora e https://www.instagram.com/pedrodellanora/.