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    10 tendências de publicidade digital para 2025

    O ano está acabando e as empresas já estão preparando as suas estratégias para 2025, principalmente em áreas em que o avanço tecnológico traz um grande impacto. Uma delas é a publicidade digital, campo em que as inovações tecnológicas vêm sendo ferramentas fundamentais para as empresas se aproximarem dos clientes. 

    De acordo com Bruno Almeida, CEO da US Media, hub de soluções de mídia líder na América Latina, as novas tecnologias tornam esse segmento mais dinâmico. “As marcas precisam se adaptar para atender às expectativas dos consumidores e aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado, de forma que possam aumentar o seu engajamento e maximizar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das campanhas”, afirma.

    Ao analisar esse contexto, o especialista listou as 10 tendências que os anunciantes precisam se atentar em 2025. Confira:

    1. IA e Machine Learning

    Segundo a Gartner, as empresas que usam inteligência artificial (IA) conseguirão converter 75% das suas atividades operacionais de marketing em soluções estratégicas até 2026. Almeida reforça que a ferramenta é essencial por automatizar campanhas e promover análises preditivas: “Os algoritmos de Machine Learning podem analisar dados históricos para prever tendências futuras, permitindo que os anunciantes otimizem suas campanhas antes mesmo de lançá-las. Para completar, quando são lançadas ainda é possível melhorá-las em tempo real, fazendo ajustes com base no desempenho e no comportamento do usuário”, explica.

    1. Publicidade programática

    Segundo a pesquisa da VIOOH – plataforma de digital out-of-home (DOOH) – a publicidade programática, que envolve a compra automatizada de espaços publicitários online, já engloba 25% das campanhas de Digital Out-Of-Home (DOOH) no Brasil. Analisando a tendência, o CEO destaca que o seu diferencial está na combinação instantânea de dados com o pensamento criativo. “A publicidade programática permite aos anunciantes atingir públicos específicos de forma rápida e em diferentes contextos, baseando-se em dados demográficos, comportamentais e contextuais”, diz.

    1. Social commerce

    O “Relatório Global de Tendências de Compradores Online 2024”, da DHL Logística, revela que o social commerce deve movimentar US$ 8,5 trilhões até 2030. O motivo para essa projeção é, principalmente, o seu potencial de tornar a jornada de compra do cliente ainda mais imersiva e personalizada. “Conteúdos interativos, como enquetes e jogos, podem ajudar as marcas a aumentar as conversões em tempo real, já que estão alinhados a formatos familiares aos novos consumidores”, exemplifica o especialista da US Media.

    1. Marketing de geolocalização

    A personalização hiperlocal das campanhas é capaz de entregar anúncios relevantes com base na localização exata do usuário, aumentando o impacto e, consequentemente, as conversões. “As empresas que investem em plataformas que combinam geolocalização com insights comportamentais conseguem criar experiências contextuais e autênticas, como direcionar ofertas especiais a clientes que estão próximos a uma loja física”, pontua Almeida.

    1. Marketing de influenciadores

    Parcerias com criadores de conteúdo são estratégias capazes de atingir um público que já é engajado, gerando conexões genuínas com os consumidores. “Se a marca estabelece métricas de engajamento qualitativas e entende o universo do influenciador, poderá criar anúncios autênticos e construir relações de longo prazo com os usuários”, ressalta o executivo.

    1. Marketing conversacional

    Chatbots e assistentes virtuais ajudam as marcas a realizar um atendimento 24/7, proporcionando interações personalizadas e gerando mais leads. Conforme desenvolve o especialista, essas ferramentas de marketing conversacional podem “adaptar o tom de voz da empresa à necessidade do usuário, garantindo uma experiência completa e eficiente”.

    1. Sustentabilidade e responsabilidade social

    Dentre as novas exigências do cliente moderno, estão, principalmente, consumir produtos e serviços de marcas com valores ESG (Ambiental, Social e Governança). Por essa razão, o CEO aponta a importância das campanhas que se propõe a resolver problemas ambientais e sociais de maneira criativa e alinhada com o negócio. “Inspirar mudanças positivas, seja reduzir as emissões de carbono ou se unir a ONGs, e comunicá-las com transparência é um pré-requisito básico para qualquer empresa nos dias atuais”, complementa.

    1. Omnichannel

    Ferramentas integradas, como CRMs e plataformas de gestão, permitem que as marcas centralizem as interações com o cliente que acontecem em canais diferentes, rastreando sua jornada e personalizando a comunicação em cada ponto de contato; “Ser omnichannel é uma forma de adaptar a mensagem central da marca em qualquer contexto, respeitando as particularidades de cada plataforma e as expectativas do público sem perder o objetivo do anúncio”, esclarece Almeida.

    1. Medição de performance e KPIs personalizáveis

    A chamada mídia de performance monitora, analisa e potencializa a eficiência das campanhas por consolidar dados de diversas plataformas, gerando insights acionáveis. Se incorporada a Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) personalizáveis, o executivo da US Media entende que a solução pode alinhar as métricas ao objetivo das ações e à etapa do funil. “É possível, por exemplo, estabelecer um brand awareness que priorize o alcance do anúncio, enquanto a conversão é focada nas taxas de clique”, acrescenta.

    1. Diversificação de canais

    Diversificar canais de comunicação não apenas aumenta a relevância e o alcance da mensagem da marca, como também traz mais chances de engajar o público-alvo de maneira genuína. “Os consumidores estão espalhados em várias plataformas, o que exige que a empresa fuja do senso comum e saiba entregar a sua campanha do jeito certo e na hora certa, sem causar uma sensação de saturação para o usuário”, conclui Almeida.

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