InícioNotíciasMaior parte das pessoas com acesso à IA, a utiliza por conveniência,...

Maior parte das pessoas com acesso à IA, a utiliza por conveniência, aponta pesquisa

É um fato que o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano e se disseminando rapidamente em diversas áreas. Mas qual é a maior motivação para o seu uso? Por enquanto, a conveniência!

Para entender os impactos e identificar potenciais oportunidades, a empresa The Cynefin Company, acaba de divulgar o relatório “Perspectives on AI – Sensemaker Open Collection”, resultado de uma pesquisa global realizada entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024. O resultado está em contínuo processo de coleta de dados, uma vez que a empresa continuará coletando experiências e publicando relatórios periodicamente.

Agora, a companhia que possui uma operação no Brasil, iniciou este mesmo estudo somente entre os brasileiros. Aqueles que desejarem participar podem acessar o link do SenseMaker e preencher o  formulário. Os dados coletados serão compilados e apresentados a cada seis meses, criando, assim, uma base rica em níveis evolutivos e comparativos.

Entre os padrões encontrados na pesquisa global, 23% dos participantes relataram utilizar ferramentas de IA por conveniência, enquanto 17% por curiosidade e apenas 11% por necessidade. “Vale dizer também que 20% dos participantes consideram conveniência e curiosidade como fatores-chave, ou seja, complementares. Não parece, nesse momento, haver suficiente motivação intrínseca dos indivíduos para incluir estruturalmente IA no seu dia a dia”, contextualiza Alexandre Magno, CEO da The Cynefin Co Brazil.

IA como diferencial competitivo

Quanto ao impacto, o estudo avaliou o uso de AI a partir de 3 eixos: pessoal (mudança de mentalidade, filosofia ou valores), estratégico (enxergar situações de forma panorâmica, com direcionamento sobre o que priorizar) e operacional  (saber o que fazer na prática). Como resultado, 20% dos participantes responderam que suas experiências com IA têm impactado todos esses três eixos, enquanto que 11% discorrem sobre esses impactos apenas num contexto estratégico, 12% relatam de forma pessoal e 24% sentiram impacto apenas no operacional.

“Entendo que líderes estão superestimando o papel da IA como diferencial competitivo a partir do ganho de produtividade operacional, no sentido de fazer melhor ou mais rápido o que já sabemos fazer, e subestimando o seu potencial transformador, de sermos capazes de fazer algo que nunca pensamos em fazer” destaca Magno.

A pesquisa utilizou a ferramenta SenseMaker, que baseia-se em etnografia distribuída, capturando micronarrativas que oferecem insights profundos sobre padrões culturais e atitudes emergentes. “Explicando de uma forma bem objetiva, os participantes compartilharam suas experiências relacionadas com o uso de Inteligência Artificial. Não houve nenhum tipo de direcionamento ou perguntas fechadas que pudessem interferir nos relatos. Desta forma, é possível encontrar padrões que puderam amplificar ou minimizar situações”, explica Magno.

À medida que a Inteligência Artificial continua a se infiltrar em todos os aspectos de nossas vidas, a pesquisa da The Cynefin Co oferece uma análise detalhada de suas implicações operacionais, éticas e culturais. O relatório traz insights sobre os padrões narrativos e as experiências dos usuários e nos desafia a considerar a responsabilidade compartilhada entre desenvolvedores, reguladores e usuários na construção de um futuro com IA.

Com descobertas que revelam tanto o potencial transformador quanto os medos profundos associados à tecnologia, este estudo é um convite para uma reflexão e uma ação informada em direção a um uso mais consciente e equitativo da IA. Para aqueles que desejam participar e contribuir com suas próprias experiências, a pesquisa para o Brasil agora está aberta, reforçando a importância de uma coleta de dados diversificada e em constante construção. 

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

plugins premium WordPress