O mercado de viagens gerou R$189,5 bilhรตes de receita em 2023, no Brasil, segundo a FecomercioSP. Um aumento de 7,8% em relaรงรฃo a 2022. De acordo com um levantamento tambรฉm da FecomercioSP, em parceria com a Associaรงรฃo Latino Americana de Gestรฃo de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), somente as viagens corporativas movimentaram sรณ em janeiro de 2024 cerca de R$7,3 bilhรตes โ um aumento de 5,5% em relaรงรฃo a 2023. Os dados apontam que o segmento de turismo se prepara para retornar aos nรญveis prรฉ pandemia.
Neste contexto, as travel techs, como sรฃo chamadas as startups que oferecem soluรงรตes tecnolรณgicas para a indรบstria de viagem e turismo, sรฃo responsรกveis por ajudar a alavancar o setor e transformar digitalmente a experiรชncia de viajar, seja a lazer ou trabalho. Com o objetivo de compreender o perfil destas empresas, a Onfly acaba de concluir a segunda ediรงรฃo do Mapa das Travel Techs Brasileiras.
Segundo o levantamento, atualmente o Brasil possui 205 travel techs em atividade, classificadas em um total de onze categorias. Sรฃo elas: Tecnologia para outros players (24,4%), Mobilidade (17,6%), Experiรชncias (13,2%), Agenciamento e reservas online (12,2%), Eventos (8,8%), Gestรฃo de Viagens Corporativas (6,8%), Despesas corporativas (5,4%), Serviรงos para viajantes (4,4%), Hospedagem (3,4%), Programa de fidelidade (2,4%) e Benefรญcio corporativo (1,5%).
No que diz respeito ao tamanho e grau de maturidade das travel techs, mais de 70% do setor รฉ composto por empresas com atรฉ 50 funcionรกrios โ dessas, 36,1% tรชm atรฉ 10 funcionรกrios, muitas delas com uma operaรงรฃo liderada pelos fundadores. Empresas com 100 ou mais colaboradores representam apenas 14,2% dos negรณcios hoje em operaรงรฃo.
“Temos um setor ativo, digitalizado e apto para escalar. Entre as empresas do paรญs, as que oferecem soluรงรตes com tecnologia para o segmento de viagens ainda sรฃo poucas e, em sua maioria, jovens e tocadas por times mais enxutos. Dado o tamanho do mercado de turismo brasileiro e seu potencial de expansรฃo, nรฃo seria exagero dizer que estamos diante de uma grande oportunidade de mercado”, destaca Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly, maior travel tech B2B da Amรฉrica Latina que oferece uma completa gestรฃo de viagens e despesas corporativas.
Recorte regional
Ainda de acordo com o Mapa das Travel Techs Brasileiras, o Sudeste รฉ a regiรฃo que concentra mais empresas e startups do setor, 72,2%, com o estado de Sรฃo Paulo reunindo mais da metade (109) delas. Em segundo lugar, aparece o estado de Minas Gerais, com 24 travel techs. A regiรฃo Sul vem na sequรชncia, concentrando 16,6% das startups de turismo, com destaque para Santa Catarina (17), o terceiro estado com mais travel techs do paรญs.
“ร essencial que adotemos tecnologias inovadoras em nossas operaรงรตes, demonstrando aos investidores um compromisso com a modernizaรงรฃo desse mercado”, completa Linhares.
Aportes em travel techs
Segundo o Crunchbase, principal plataforma de dados sobre inovaรงรฃo do mundo, 2021 foi o ano que concentrou a maior parte dos investimentos em travel techs na Amรฉrica Latina. Sรณ neste ano, as startups de turismo arrecadaram US$154,7 milhรตes. Entre 2019 e 2023, este dado chegou a um volume de US$290 milhรตes. No Brasil, entre 2019 e 2023, o setor recebeu US$185 milhรตes e cerca de 75% dos aportes ocorreram sรณ em 2021.