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Grupo Wine investe R$ 18 milhões no lançamento do seu primeiro projeto vitivinícola no Brasil, em parceria com o Grupo Miolo

A riqueza da cultura brasileira e as possibilidades que o solo e clima no Brasil oferecem para a produção de vinhos resultam em uma essência única com potencial de crescimento do vinho nacional. Foi nesse mundo que o Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos do Brasil e líder no ranking de importação, viu a possibilidade de somar um outro universo: o do profundo conhecimento do consumidor brasileiro. 

É assim que nasce a “Entre Dois Mundos”, a primeira vinícola de vinhos do Grupo Wine, com distribuição exclusiva pela Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, que chega aos pontos de venda a partir do dia 22 de julho. O valor investido no projeto foi de R$18 milhões, entre custos de mercadoria, novas tecnologias de produção, desenvolvimento de produtos e marketing.

A produção de vinhos autorais é a estratégia do Grupo Wine para expandir o seu crescimento em 2024. Em maio deste ano, a empresa lançou no mercado a linha Metropolitano, com vinhos produzidos no Chile. Para o projeto da vinícola Entre Dois Mundos a companhia se uniu a Miolo, com toda a sua expertise, sofisticação e tradição, e ainda, alta capacidade agrícola e produtiva em solo brasileiro. Uma parceria de peso que une, mais uma vez, dois mundos. 

A marca Entre Dois Mundos passa a ter papel estratégico no portfólio da Cantu Grupo Wine, que tem mais de 20 anos de experiência no mundo do vinho e representa com exclusividade no Brasil um seleto grupo de 40 marcas de diversos países, entre elas, Susana Balbo, Ramón Bilbao, Yellow Tail e Albert Bichot. A Entre Dois Mundos marca o primeiro vinho e espumante brasileiro no portfólio da Cantu Grupo Wine. São duas linhas: Maraví, de espumantes, e Kaipú, de vinhos, que somam sete rótulos, dois locais de produção diferentes e um mix de vinhos que permite ao consumidor desfrutar de diferentes experiências e harmonizações, do almoço ao jantar, da praia à piscina com amigos, da feijoada ao churrasco.

De um lado, a linha Maraví apresenta três espumantes festivos – Brut, Brut Rosé e Moscatel – elaborados na Vinícola Terranova, da Miolo, situada no exuberante Vale do São Francisco, na Bahia. Os espumantes transmitem a vibrante energia e o terroir único dessa região tropical. Maraví é um espumante nascido no sertão com alma de festa. 

Já a linha Kaipú é composta por quatro vinhos – branco (chardonnay), rosé, cabernet sauvignon e tannat. Produzidos na Vinícola Almadén, em Santana do Livramento, na região da Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, esses vinhos são o resultado de uma cuidadosa seleção de uvas, cultivadas em um solo que é tão rico e complexo quanto a história e a cultura que eles representam. Todos passam por barrica, um diferencial no mercado brasileiro para vinhos de custo-benefício, que agrega à experiência final do consumidor. A linha Kaipú representa uma jornada ao inédito. 

Os rótulos da Entre Dois Mundos poderão ser encontrados em mais de 15.000 pontos de venda em que a Cantu Grupo Wine atua, em todo o país, incluindo supermercados, adegas e restaurantes. Para complementar a capilaridade e garantir fácil acesso, os produtos também estarão à disposição no e-commerce wine.com.br e nas 17 lojas físicas da Wine espalhadas pelo Brasil.

Para a primeira fase de distribuição durante o lançamento, o brasileiro terá acesso a mais de 233 mil garrafas de Kaipú que contempla a safra de 2023 e a de 2024, que já está em produção. Já a linha Maraví, promete mais de 200 mil garrafas de espumantes que serão distribuídas nos próximos meses.

O lançamento da Entre Dois Mundos dá sequência ao trabalho do Grupo Wine nos últimos anos de democratizar o mundo do vinho e torná-lo cada vez mais hiper disponível na vida dos brasileiros, oferecendo acesso a um portfólio diverso e de forma prática. Além de produtos de alta qualidade, a nova vinícola terá também um custo acessível. O preço sugerido para venda será de R$60,00 para os espumantes Maraví e de R$45,00 para os vinhos Kaipú.

“Com a Entre Dois Mundos, operamos com uma visão internacional na elaboração de produtos brasileiros, permitindo competir não apenas com vinhos do Brasil, mas também com produtos de outros países. O Grupo Wine acumula um profundo conhecimento do consumidor brasileiro, com um catálogo de mais de 1 milhão de avaliações de clientes que nos permitem dar este passo de maneira bem embasada. Queríamos somar e contribuir no desenvolvimento da produção nacional, partindo de uma lógica do consumidor ao centro”, afirma German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine.

Em busca da produção perfeita 

A escolha dos melhores locais de produção envolveu uma ampla pesquisa e viagens, que começaram em 2021, com uma expedição do Grupo Wine liderada por German e Alberto Pedrajo Perez, Enólogo e WineHunter do Grupo Wine. O espanhol Alberto Pedrajo já produziu vinhos em diversos países, tendo profundo conhecimento das diferentes especificidades de acordo com o clima, o solo e a cultura de produção. Além disso, colaborou com mais de 80 vinícolas em diversas renomadas regiões vinícolas internacionais.

“Visitamos diversas cidades e vinhedos, analisando o panorama brasileiro de vinho. O Brasil tem características únicas, com desafios próprios, desde o clima e tipo de solo até a cadeia produtora de itens gráficos, metais e vidros para rótulos e embalagens. Com esse lançamento, o Grupo Wine e a Cantu Grupo Wine buscam criar uma ponte entre o velho e o novo mundo do vinho, entre tradições vinícolas estabelecidas e abordagens inovadoras que respeitam e valorizam o terroir brasileiro. Este projeto é uma homenagem à diversidade e à capacidade do Brasil de produzir vinhos que estão à altura dos melhores do mundo”, diz Pedrajo.

Toda a área em que a estrutura de produção de Entre Dois Mundos está instalada é da Miolo e a colaboração de Alberto Pedrajo Perez garante que o time das duas vinícolas seja constantemente orientado para garantir a qualidade e o perfil de vinho esperado.

“Com a co-criação das linhas Kaipú e Maraví, junto ao Grupo Wine, damos mais um passo de inovação em nossa história de paixão pelo mundo fascinante do vinho. Com mais de 1.000 hectares plantados, a Miolo é a maior proprietária de vinhedos de uvas finas no Brasil e é a maior exportadora de vinhos do Brasil”,reforça Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo.

Sustentabilidade nos vinhedos 

A vinícola Entre Dois Mundos adota, desde a sua primeira produção, práticas de viticultura de precisão para garantir a sustentabilidade e qualidade dos seus vinhedos. Um mapeamento e estratificação dos solos são feitos, visando o uso de adubos e corretivos ajustados às necessidades de cada parcela de terra. Além disso, duas vezes ao ano são realizadas análises dos solos na região com o objetivo de corrigir os nutrientes deles.

Vale ressaltar que a adubação química é parcialmente substituída por adubação orgânica, produzida a partir dos resíduos da vinificação, e fosfatos naturais são utilizados na implantação de novos vinhedos. Dessa forma, a produção de uva reutiliza materiais e implementa o cultivo alternativo, como o de leguminosas no verão e de plantas de cobertura no inverno, para reestruturar o solo e reciclar nutrientes. A vegetação nativa entre as filas do vinhedo é preservada, ajudando a conter a erosão, reciclar nutrientes e fixar nitrogênio naturalmente.

Além disso, práticas sustentáveis são rigorosamente seguidas pela equipe dos vinhedos, que usam apenas fitossanitários registrados e produtos biológicos para o controle de pragas e doenças, diminuindo o uso de moléculas químicas. É feito monitoramento contínuo de resíduos para controlar os limites máximos.

A vinícola também se dedica à conservação do patrimônio, como a Paleo Toca do Tigre, e está construindo um poço artesiano para monitorar a qualidade da água do Aquífero Guarani. Mais de 30% da área do vinhedo é mantida como Área de Preservação Permanente (APP), onde foram catalogadas mais de 30 espécies de animais nativos do bioma Pampa.

“Entre Dois Mundos não é apenas um nome, é a nossa filosofia. É o nosso jeito de produzir vinho, com muita paixão, dedicação e inovação. Unimos a cultura brasileira e a cultura mundial do vinho. Unimos conhecimento de mercado e altíssima qualidade de produção. Unimos a disponibilidade do mercado a receber produtos de alta qualidade e a nossa capacidade de fazer e de distribuir por todo o país. A interface de alguns mundos está presente nas garrafas de Kaipú e Maraví e isso é algo que os compradores e consumidores vão degustar e brindar”, finaliza German.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
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