InícioNotíciasFaturamento do varejo registra crescimento de 8% em agosto, impulsionado pelo Dia...

Faturamento do varejo registra crescimento de 8% em agosto, impulsionado pelo Dia dos Pais

A HiPartners, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulga a mais recente análise do Índice de Performance do Varejo (IPV), que avalia a variação mensal e anual do fluxo de consumidores, vendas e faturamento de lojas e shopping centers de todo o país. Nesta edição o estudo conta com um recorte especial de Dia dos Pais, data sazonal importante para o varejo e que pode ter influenciado positivamente na performance.

Conforme os dados, agosto foi marcado por um aumento no fluxo de visitação em diversos segmentos do varejo brasileiro. Isso se deve, em grande parte, ao impacto sazonal do Dia dos Pais (mais detalhes abaixo), uma das principais datas comemorativas do mês, o que resultou em alta de 7% nas Lojas de Shopping e crescimento mais modesto, de 1%, nas Lojas de Rua, em comparação ao mesmo período de 2023.

Regionalmente, o Sul do Brasil ficou em evidência no fluxo de visitação em lojas físicas, com um crescimento expressivo de 16% em relação a agosto do ano anterior. O Centro-Oeste e o Norte também apresentaram aumentos consideráveis: 15% e 8%, respectivamente. No caso dos shopping centers, o Sudeste liderou com incremento de 21%, seguido pelo Nordeste com 8%.

Em termos de faturamento, houve evolução de 8% em nível nacional, com destaque para as regiões Sul e Norte, que registraram altas de 15% e 13%, respectivamente. Esses números refletem um incremento no ticket médio geral de aproximadamente 5%. Nesse quesito, o aumento foi especialmente relevante nas Lojas de Rua (7%), seguidas pelas Lojas de Shopping (4%).

O setor de “Artigos Farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”  sobressaiu novamente, com um aumento de 11% no faturamento em agosto, na comparação com o mesmo ano de 2023. Entretanto, “Móveis e Eletrodomésticos” tiveram desempenho negativo, com queda de 16% no período, destoando da tendência positiva do restante do varejo.

“O desempenho do varejo em agosto, impulsionado pelo Dia dos Pais, está alinhado com a recuperação gradual observada no resultado mais recente da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio). O aumento de 0,6% nas vendas do varejo restrito e 0,1% no ampliado reflete o maior consumo das famílias e a recuperação de segmentos como hipermercados e bens duráveis. A melhora no crédito e a queda da inadimplência podem vir a beneficiar setores como vestuário e eletrodomésticos, mas a alta dos juros limita o avanço do consumo. A projeção de um arrefecimento nos próximos meses, devido à seca e à manutenção da Selic, alerta para desafios na sustentação desse movimento”, comenta Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

plugins premium WordPress