O mercado brasileiro tem atraรญdo um nรบmero cada vez maior de empresas estrangeiras, especialmente aquelas que atuam na venda de bens durรกveis, como รฉ o caso das montadoras de automรณveis. No entanto, esse movimento tem revelado um despreparo em relaรงรฃo ao atendimento ao consumidor, o que tem gerado uma sรฉrie de problemas e insatisfaรงรตes entre os clientes.
Embora invistam pesado na entrada no mercado brasileiro, algumas marcas de renome mundial nรฃo se adequam ร linguagem e aos costumes locais. Como resultado, acontece uma dissonรขncia na comunicaรงรฃo. Isso pode se traduzir em frustraรงรตes desnecessรกrias, prejudicando a sustentaรงรฃo dessas marcas em territรณrio nacional no longo prazo e deixando os consumidores insatisfeitos.
Segundo o advogado Paulo Akiyama, o cenรกrio atual รฉ preocupante. โEstamos vivendo no Brasil uma era de enxurradas de empresas estrangeiras querendo firmar pรฉ no mercado nacional, mas sem uma base comercial, lรณgica e logรญstica mรญnima para garantir o consumidor. Esquecem que estรฃo ingressando em um paรญs que possui um Cรณdigo de Defesa do Consumidor amadurecido e consumidores acostumados a serem tratados como pessoas de interesseโ, afirma.
Promessas e realidade
As diferenรงas culturais e mercadolรณgicas entre empresas estrangeiras e os consumidores brasileiros foram se transformando ao longo do tempo. Em 2006, quando a Honda lanรงou o New Civic, por exemplo, a demanda elevada foi gerida de forma mais transparente, com as concessionรกrias mantendo os clientes informados sobre o status dos pedidos e permitindo o cancelamento sem penalidades atรฉ a emissรฃo da nota fiscal, que sรณ ocorria quando o veรญculo estava fisicamente disponรญvel.
Atualmente, no entanto, a prรกtica mudou, e as notas fiscais sรฃo emitidas antes do veรญculo sair do pรกtio do importador, obrigando o consumidor a pagar antecipadamente sem garantias claras de entrega. Este รฉ apenas um exemplo do despreparo das marcas em lidar com o consumidor local, resultando em informaรงรตes confusas no pรณs-venda e atrasos na entrega.
Akiyama observa que, em muitos casos, os compradores acabam se iludindo com promessas de veรญculos tecnologicamente avanรงados, mas acabam enfrentando problemas logo em seguida. โA partir daรญ, se inicia uma maratona sem fim. Comeรงa com o pagamento do sinal de compra, e o consumidor pensa que estรก fazendo um bom negรณcio. No entanto, a marca muitas vezes nรฃo estรก preparada para atender ร demanda, e o consumidor fica no limboโ, explica.
Impactos e soluรงรตes
Caso passem por situaรงรตes frustrantes durante ou apรณs a compra, o advogado aconselha os consumidores a documentarem todas as interaรงรตes com as empresas e a buscarem seus direitos. โRegistrar cada conversa e denunciar aos รณrgรฃos de defesa do consumidor รฉ essencial. O mercado vai peneirar e sobrarรฃo aqueles que merecemโ, destaca.
O despreparo das empresas estrangeiras afeta a experiรชncia do consumidor, a reputaรงรฃo das marcas e a confianรงa no mercado. Para Akiyama, a soluรงรฃo passa por uma mudanรงa de mentalidade. โEstes fabricantes devem inicialmente saber que o consumidor nรฃo รฉ um boneco, mas รฉ aquele que faz o business girar. O Brasil nรฃo รฉ paรญs para amadores e os brasileiros nรฃo sรฃo aqueles โbobinhosโ que pensamโ, conclui.