InรญcioNotรญciasEmpresas estrangeiras enfrentam desafios no trato com consumidores brasileiros

Empresas estrangeiras enfrentam desafios no trato com consumidores brasileiros

O mercado brasileiro tem atraรญdo um nรบmero cada vez maior de empresas estrangeiras, especialmente aquelas que atuam na venda de bens durรกveis, como รฉ o caso das montadoras de automรณveis. No entanto, esse movimento tem revelado um despreparo em relaรงรฃo ao atendimento ao consumidor, o que tem gerado uma sรฉrie de problemas e insatisfaรงรตes entre os clientes.

Embora invistam pesado na entrada no mercado brasileiro, algumas marcas de renome mundial nรฃo se adequam ร  linguagem e aos costumes locais. Como resultado, acontece uma dissonรขncia na comunicaรงรฃo. Isso pode se traduzir em frustraรงรตes desnecessรกrias, prejudicando a sustentaรงรฃo dessas marcas em territรณrio nacional no longo prazo e deixando os consumidores insatisfeitos.

Segundo o advogado Paulo Akiyama, o cenรกrio atual รฉ preocupante. โ€œEstamos vivendo no Brasil uma era de enxurradas de empresas estrangeiras querendo firmar pรฉ no mercado nacional, mas sem uma base comercial, lรณgica e logรญstica mรญnima para garantir o consumidor. Esquecem que estรฃo ingressando em um paรญs que possui um Cรณdigo de Defesa do Consumidor amadurecido e consumidores acostumados a serem tratados como pessoas de interesseโ€, afirma.

Promessas e realidade

As diferenรงas culturais e mercadolรณgicas entre empresas estrangeiras e os consumidores brasileiros foram se transformando ao longo do tempo. Em 2006, quando a Honda lanรงou o New Civic, por exemplo, a demanda elevada foi gerida de forma mais transparente, com as concessionรกrias mantendo os clientes informados sobre o status dos pedidos e permitindo o cancelamento sem penalidades atรฉ a emissรฃo da nota fiscal, que sรณ ocorria quando o veรญculo estava fisicamente disponรญvel. 

Atualmente, no entanto, a prรกtica mudou, e as notas fiscais sรฃo emitidas antes do veรญculo sair do pรกtio do importador, obrigando o consumidor a pagar antecipadamente sem garantias claras de entrega. Este รฉ apenas um exemplo do despreparo das marcas em lidar com o consumidor local, resultando em informaรงรตes confusas no pรณs-venda e atrasos na entrega.

Akiyama observa que, em muitos casos, os compradores acabam se iludindo com promessas de veรญculos tecnologicamente avanรงados, mas acabam enfrentando problemas logo em seguida. โ€œA partir daรญ, se inicia uma maratona sem fim. Comeรงa com o pagamento do sinal de compra, e o consumidor pensa que estรก fazendo um bom negรณcio. No entanto, a marca muitas vezes nรฃo estรก preparada para atender ร  demanda, e o consumidor fica no limboโ€, explica.

Impactos e soluรงรตes

Caso passem por situaรงรตes frustrantes durante ou apรณs a compra, o advogado aconselha os consumidores a documentarem todas as interaรงรตes com as empresas e a buscarem seus direitos. โ€œRegistrar cada conversa e denunciar aos รณrgรฃos de defesa do consumidor รฉ essencial. O mercado vai peneirar e sobrarรฃo aqueles que merecemโ€, destaca.

O despreparo das empresas estrangeiras afeta a experiรชncia do consumidor, a reputaรงรฃo das marcas e a confianรงa no mercado. Para Akiyama, a soluรงรฃo passa por uma mudanรงa de mentalidade. โ€œEstes fabricantes devem inicialmente saber que o consumidor nรฃo รฉ um boneco, mas รฉ aquele que faz o business girar. O Brasil nรฃo รฉ paรญs para amadores e os brasileiros nรฃo sรฃo aqueles โ€˜bobinhosโ€™ que pensamโ€, conclui.

Redaรงรฃo E-Commerce Uptate
Redaรงรฃo E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
A E-Commerce Update รฉ uma empresa de referรชncia no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteรบdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATร‰RIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentรกrio!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

plugins premium WordPress Optimized by Optimole