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Em crescimento, carteiras digitais movimentam US$14 trilhões no e-commerce e lojas físicas

As carteiras digitais são a principal escolha de pagamento das pessoas no e-commerce, e no último ano, representaram 50% dos gastos globais (> US$ 3,1 trilhões) e 30% dos gastos globais em pontos de venda (> US$ 10,8 trilhões). Ainda como o método de pagamento que mais cresce no mundo, até 2027 as carteiras digitais deverão representar mais de 25 trilhões de dólares em valor transacionado globalmente (49%) no e-commerce e nos PDVs. As informações são do novo estudo realizado pela Worldpay, LLC ®, líder global em soluções de meios de pagamento, o “The Global Payments Report 2024”.

O relatório está em sua 9ª edição e traz um mapeamento de 40 mercados que representam 88% do PIB (Produto Interno Bruto) global. Desenvolvido em 5 regiões do mundo, o estudo destaca não apenas o atual cenário dos meios de pagamentos em todo o mundo, mas também aborda projeções para os próximos quatro anos.

“Com um crescimento exponencial, as carteiras digitais já se tornaram o meio de pagamento preferido na Ásia, Europa e América do Norte. Até 2027, esse método deverá liderar os pagamentos em e-commerce em todas as regiões do mundo”, afirma Juan Pablo D’Antiochia, Vice-presidente Sênior da Worldpay para a América Latina.

  • E-commerce: US$ 3,1 trilhões
  • Ponto de Venda: US$ 10,8 trilhões
  • Total de US$14 trilhões

Previsão de crescimento para as carteiras digitais entre 2023-2027:

  • E-commerce: 15% CAGR (Taxa de crescimento anual composta)
  • Ponto de venda: 16% CAGR (Taxa de crescimento anual composta)

Mas o que são as carteiras digitais?

As carteiras digitais são aplicativos que armazenam com segurança as credenciais de pagamento, permitindo que os consumidores paguem por bens e serviços no e-commerce e nas lojas físicas de forma simples, rápida e segura. A classificação da Worldpay inclui amplamente carteiras digitais de passagem que facilitam transações com cartão, carteiras de valor armazenado e carteiras de dinheiro móvel, e inclui marcas globais como Alipay, Apple Pay, Google Pay,M-Pesa e PayPal, bem como carteiras digitais locais e regionais. Em 2023, as carteiras digitais representaram 50% dos gastos globais em e-com (> US$ 3,1 trilhões) e 30% dos gastos globais em PDVs (> US$ 10,8 trilhões).

América Latina – Destaques em meios de pagamento:

· A Argentina lidera a região em pagamentos de comércio eletrônico com as carteiras digitais – quase o dobro de transações do Brasil; e o dinheiro físico é o método mais usado nos pontos de venda. No último ano, 31% das transações de e-cmmerce foram realizadas por este meio na Argentina. No Brasil, o número é de 16%.

· O Chile tem um dos menores índices de desbancarizados na América Latina, com o Banco Mundial relatando que 87% dos consumidores chilenos pesquisados (2021) que tinham algum tipo de conta financeira. Esta forte inclusão financeira ajuda a diferenciar o país no uso de cartões de débito – hoje, o principal método de pagamento online (31%) e em PDVs (37%).

· Já na Colômbia, os pagamentos “A2A” (Conta a Conta) representaram 25% do valor do e-commerce em 2023, e devem crescer 20% CAGR entre 2023-2027.

· No México, a previsão de crescimento do A2A, de 19% CAGR de 2023-27, veria a participação deste meio de pagamento aumentar de 6% para 8% dos gastos online, dependendo da escolha do consumidor em um mercado historicamente muito estável.

· O Banco Central do México, Banxico, está tentando pela segunda vez criar um sistema de pagamentos em tempo real bem-sucedido, voltado para o consumidor.

· Em março/2023, o Banxico lançou o DiMo (Dinero Móvil), um serviço de A2A que funciona no SPEI, o sistema de liquidação bruta em tempo real do México. DiMo tem uma experiência de usuário aprimorada e, embora a participação dos bancos não seja obrigatória, os principais bancos e prestadores de serviços financeiros do país parecem entusiasmados com o novo esquema. Enquanto o CoDi usava QR codes, o DiMo é baseado em números de telefone.

Global – Destaques

· As carteiras digitais lideram o e-commerce na Europa em geral, e em cinco mercados (Dinamarca, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido). Representando 30% do valor transacionado no e-commerce em 2023, deverão crescer 17% CAGR até 2027, quando representarão cerca de 40% do valor do e-commerce.

· A adoção de carteiras digitais está acelerando nos PDVs na Europa.

· Os cartões de débito são esmagadoramente preferidos pelos europeus no PDV e representam 41% do valor transacionado nos PDVs em toda a Europa em 2023 – mais de 2,7 trilhões de dólares (quase o dobro da participação dos cartões de crédito, 21%).

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
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