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    Estratégia digital triplicou vendas da Ricca em 8 meses com parceria da Nação Digital

    A marca brasileira de cuidados com a pele e cabelo, Ricca, da Belliz Company, realizou uma revolução em seu e-commerce ao triplicar suas vendas em apenas oito meses. A mudança foi possível graças a uma reestruturação conduzida em parceria com a Nação Digital, empresa do grupo FCamara. A iniciativa, que teve início em 2022, transformou a presença digital da marca e aprimorou a conexão com seu público-alvo, gerando resultados expressivos em um curto período.

    Os números comprovam o sucesso da estratégia. No período da campanha, o faturamento mensal da marca cresceu em 300% comparado com o período anterior. Além disso, Ricca fechou 2024 com um resultado 200% acima do faturamento registrado em 2023, mostrando que, mesmo após o fim da campanha, a marca se manteve conectada aos seus consumidores. Vale destacar que o aumento de 286% nas Taxas de Cliques (CTR) ampliou o potencial de conversão. O site também aumentou 146% nas sessões, gerando mais visibilidade e oportunidades de vendas. Além disso, os ROAS Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS) subiram 158%, otimizando os recursos investidos, e uma redução de 57% no Custo por Clique (CPC), permitindo à marca alcançar mais consumidores com o mesmo orçamento.

    Apesar de consolidada no varejo físico, a Ricca enfrentava dificuldades em escalar seu canal de e-commerce. A empresa precisava transmitir uma imagem mais alinhada às expectativas do seu público, ao mesmo tempo que desenvolvia uma estratégia capaz de ampliar a visibilidade e relevância do site, impactando diretamente as vendas digitais. 

    Para reverter essa situação, a Nação Digital e o time de Mídia e Comunicação da Belliz desenvolveram em conjunto uma estratégia de brandformance, que consistia em combinar o fortalecimento da marca com a performance de vendas. O projeto envolveu o mapeamento detalhado da jornada de compra, identificando as dores e necessidades dos consumidores e conectando-as aos produtos mais adequados.

    Uma das principais ações foi a campanha de reposicionamento da marca lançada em setembro de 2023, com foco em construir credibilidade e reforçar a consideração de produtos na rotina de cuidados com a pele, cabelo, acessórios de make, entre outras categorias em que Ricca atua. A campanha contou com a parceria de influenciadores e consumidores que criaram conteúdos estratégicos para fortalecer o desejo do público pela marca e aumentar a curiosidade durante as primeiras interações

    Rodrigo Martucci, CEO da Nação Digital, afirma que a colaboração das equipes foi fundamental durante todo o processo – desde a análise até a implementação da estratégia. “O resultado é incrível quando temos um cliente disposto a fazer acontecer, uma agência 100% comprometida com o sucesso do projeto e a estrutura necessária para que tudo o que foi planejado saia do papel. Esse trabalho conjunto é essencial para alcançarmos esse sucesso”.

    Gil Bezerra, COO da Belliz, destaca que “O alinhamento estratégico entre Belliz company e Nação Digital, alinhados com  a conexão perfeita com a jornada de compra dos clientes da marca Ricca, foram os fatores de sucesso que tangibilizaram esse projeto.” 

    Com os resultados sólidos já obtidos, o projeto agora avança para novas frentes, como conteúdo, CRM e expansão em novos canais digitais. A Ricca continua em busca de inovações que aprimorem a experiência de seus clientes, consolidando ainda mais sua presença no mercado de cosméticos.

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