Em parceria com a ApexBrasil e instituições do ecossistema de inovação no Brasil e em Portugal, o Sebrae promoverá uma missão ao Web Summit Lisboa, que ocorre de 10 a 15 de novembro, do qual o Sebrae RS também fará parte. O objetivo é conectar startups brasileiras a atores do ecossistema de inovação de Portugal e da Europa, promovendo a internacionalização dessas empresas. O espaço de exposição, denominado Pavilhão Brasil, localizado no Web Summit, será ampliado de 225 m² para 648 m², oferecendo maior visibilidade para as startups.
Até o momento, há sete startups gaúchas no Web Summit Lisboa confirmadas (Aprix, Clinica Experts, Grana.ai, Privacy Tools, PureAI, Supermídia e Trindtech). Dessas, três estão indo como convidadas do Sebrae Nacional, por terem ficado no Top 10 do Prêmio Sebrae Startups em 2024. Outras quatro startups foram selecionadas no edital da Missão Web Summit, correalizado entre Sebrae Nacional e Apex.
“Ter startups gaúchas representando nosso ecossistema de inovação durante o Web Summit Lisboa reforça a potência do RS e a qualidade das empresas inovadoras que surgem no estado”, salienta Carlos Aranha, gerente de Inovação do Sebrae RS. Participam da missão startups brasileiras focadas em inovação e expansão global, investidores e parceiros estratégicos internacionais e entidades governamentais e de apoio ao empreendedorismo.
Para isso, as delegações do Sistema Sebrae, junto com startups selecionadas via parceria Sebrae e ApexBrasil, passaram por uma trilha de capacitação on-line que envolve análise de tendências e oportunidades no mercado europeu e global, programas de softlanding para facilitar a entrada nos mercados internacionais, acesso a financiamento, investidores e suporte internacional e estratégias práticas para gerar conexões de valor no Web Summit. Até o momento, há sete startups gaúchas no Web Summit Lisboa confirmadas.