O Santander vai capacitar qualquer pessoa que esteja buscando colocar as contas em dia e dar os primeiros passos para começar a empreender ou investir. O Banco lançou um curso de introdução à educação financeira, gratuito, com linguagem de fácil entendimento e de curta duração. São nove aulas que somadas a materiais complementares totalizam cinco horas de conteúdo.
O curso valida a resolução conjunta número 8 do Banco Central do Brasil, que orienta todas instituições autorizadas a funcionar pelo BC, a ofertarem medidas de educação financeira para seus clientes pessoas físicas e empresários individuais, incluindo microempresários individuais (MEIs).
“Promovemos, há mais de 10 anos, de forma 100% gratuita a educação financeira para pessoas físicas e empresas de diferentes tamanhos, bem como um olhar mais estratégico para empreendedores que estejam começando, mesmo quando o seu negócio ainda está começando”, afirma Franco Fasoli, diretor de Empresas e Instituições do Santander e responsável pelo Programa Avançar.
Sobre o curso gratuito de educação financeira
O programa aborda caminhos para uma gestão eficiente do orçamento pessoal, evoluindo para dicas sobre investimentos ou para quem deseja empreender iniciando um negócio próprio. Os assuntos de destaque no curso são as noções de como controlar o dinheiro que entra e sai (gestão de fluxo de caixa), planos de ação para endividados, um guia prático para começar a constituir uma reserva de emergência ou para realizar um sonho, além do uso consciente do crédito.
As duas últimas aulas são mais voltadas para quem quer investir, multiplicando o capital que já tem. O curso é finalizado com um tema de iniciação básica para empreendedores de primeira viagem, com noções de uso de soluções bancárias, até como definir preço para o serviço ou produto que será oferecido pelo futuro negócio.
Todo o conteúdo foi desenvolvido por especialistas do Programa Avançar, programa de educação empreendedora que está perto de completar 10 anos. Desde 2015, o Banco já levou conhecimento a mais de 200 mil pessoas, por meio de cursos online e eventos presenciais que promove em todo o País, nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos.
Gabriela Bertol, Head de Sustentabilidade do Santander Brasil, ressalta que essa capacitação é mais um exemplo de como o Santander está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030. “A educação financeira contribui diretamente para sete dos 17 objetivos da agenda global. Nosso compromisso é promover o uso consciente do crédito para fomentar o desenvolvimento econômico e social em todo o país”, completa a executiva do Santander.
O curso de introdução à educação financeira está disponível neste link. O portal do Avançar reúne ainda uma série de conteúdos, todos abertos para qualquer pessoa, com orientação de especialistas sobre gestão de negócios, construção de marca, como melhorar a percepção do público e aumentar a competitividade no mercado. Saiba mais em www.programaavancar.com.br/cadastre-se.
O portal reúne dezenas de conteúdos, todos gratuitos, sobre marketing digital, estratégia de marca LGPD e ESG.