A personalização tem sido uma das principais tendências de consumo nos últimos anos. Além de traduzir para as peças adquiridas sentimentos de pertencimento e exclusividade, este tipo de compra também vem se destacando por ser mais sustentável economicamente para as marcas de moda: com a estamparia em tempo real, por exemplo, a necessidade de estoque é eliminada e o cliente sai na hora com a peça de acordo com a sua preferência
De acordo com Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother, empresa centenária que se destaca por trazer para o país novas soluções para impressão digital têxtil, este mercado está em plena expansão. “Um estudo da Grand View Research sobre a personalização na moda aponta que o mercado global de produtos personalizados através da impressão digital têxtil deve atingir US$ 43,3 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,7% entre 2023 e 2030. E a demanda por itens como vestuário, brindes corporativos e acessórios personalizados está em alta, impulsionada principalmente pelo e-commerce. Esse é um caminho fundamental para quem busca se diferenciar e atrair o consumidor com ofertas mais direcionadas. Hoje a tecnologia permite agilidade e precisão, reduzindo custos de operação para garantir lucro e valor agregado às peças”, diz.
Lançadas em 2022, as impressoras digitais da Brother Brasil podem atender tanto pequenos empreendedores quanto grandes empresas, garantindo eficiência na produção. É o caso da Brother GTX Pro, máquina capaz de imprimir uma peça em alta resolução em até 30 segundos, dependendo do design e do material. Essa rapidez permite que empresas atendam à demanda crescente por personalização sem comprometer prazos de entrega.
“Com nossas soluções, os clientes conseguem produzir mais rápido e com maior qualidade, seja para um pedido único ou em larga escala. Isso transforma a experiência do consumidor e potencializa os resultados do negócio,” afirma Paulo.
Tendência entre a Gen Z
Quando se fala em personalização, a geração Z é uma das que mais busca produtos personalizados, de acordo com o estudo da Grand View Research. Estes consumidores, nascidos nos anos 2000, estão chegando à cadeia de consumo com novas preferências: focam em sustentabilidade, buscam consumir menos e melhor e a personalização é um diferencial. A capacidade de impressão sob demanda se intensifica como uma solução viável, já que alia alta qualidade de cores e fixação com rapidez e a possibilidade de criação de estampas únicas.
“Ao desenvolvermos nossas soluções, focamos em um sistema operacional que reúne a flexibilidade do sistema de impressão direta em tecido (DTG), permitindo que as empresas ofereçam tiragens reduzidas sem perda de qualidade ou custo-benefício”, reforça o executivo da Brother. Atualmente, mais de 50 empresas já são atendidas por soluções da companhia.