Diante das profundas transformações da indústria publicitária, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – reuniu os principais atores do seu ecossistema – agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes e elos digitais – para o lançamento do Pacto Cenp, um guia de boas práticas para o equilíbrio e a sustentabilidade de todo o setor.
Esse acordo é mais do que um conjunto de diretrizes, é um convite ao diálogo contínuo entre os protagonistas do mercado frente à crescente integração entre marketing e negócios, e a pressão dos mais variados stakeholders. Por isso, o foco das recomendações do Cenp é no sentido de contemplar, em primeiro lugar, a geração de valor entre as partes e não só o aspecto transacional das relações entre as diferentes frentes.
Ao longo de 18 meses de intensas discussões, as lideranças que compõem a entidade elegeram quatro macro temas que despontaram como pontos mais críticos para a longevidade sustentável dessa indústria: a dinâmica das Concorrências, a Transparência nos processos, a Sustentabilidade financeira entre os agentes do ecossistema e os Planos de incentivo. O Pacto Cenp reúne as recomendações de boas práticas sobre esses tópicos, buscando promover harmonia e equilíbrio nas relações comerciais.
Na essência, o Pacto Cenp busca estimular uma reflexão sobre o relacionamento e a contratação de serviços no ecossistema de publicidade com sugestões de boas práticas, sem qualquer cerceamento à livre iniciativa. Boas condutas essas que podem e devem ser revisitadas à medida que o mercado se dinamiza e evolui, trazendo novos elementos, tecnologias e atores diferentes para o modus operandi de uma comunicação e publicidade calcadas nos interesses dos cidadãos e de quem a constrói com profunda lealdade aos princípios éticos.
“Não buscamos impor regras, mas oferecer um ponto de partida para que a indústria evolua de forma sustentável e ética, respeitando as demandas de um mercado em constante transformação. É um convite a uma aliança em prol de relações mais sustentáveis, cujas premissas vão muito além das relações transacionais. Envolvem parcerias de longo prazo e objetivos comuns que fomentam esta que sempre foi uma atividade econômica criativa, sólida e próspera”, explica o presidente do Cenp, Luiz Lara.
Com o lançamento do documento, o Cenp reafirma o seu compromisso de fomentar práticas que valorizem a transparência e a sustentabilidade, pilares essenciais para o crescimento conjunto de anunciantes, agências, veículos de comunicação e elos digitais.