Com a chegada do fim do ano, empresas de todo o país estão intensificando os preparativos para a temporada de vendas, que inclui a Black Friday, o Natal e a Cyber Monday. Em 2023, a Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, processou 2,7 milhões de interações móveis durante a Black Friday e 2,5 milhões na Cyber Monday, sinalizando o crescente papel das tecnologias mobile nas vendas. Especialistas da Infobip projetam que em 2024 o investimento em ferramentas de comunicação móvel deve crescer ainda mais, acompanhando a importância dos smartphones como canal de compra para milhões de consumidores no Brasil.
De acordo com um estudo recente realizado pela empresa no Brasil, 43% dos entrevistados disseram que gostam de interagir com chatbots, e 64% concordou que é mais eficiente começar uma conversa com chatbot e, se necessário, passar para um atendente. “A ascensão do atendimento automatizado é decorrente de vários fatores. Desde os benefícios básicos, como disponibilidade 24/7 e respostas instantâneas, até o esforço das empresas para aprimorar essa tecnologia e proporcionar a melhor experiência para o cliente. Em épocas em que a demanda é alta, principalmente de vendas por meio de mensagem, os chatbots são uma alternativa excelente para melhora de desempenho”, explica Bárbara Kohut, especialista de produtos Latam da Infobip.
Dispondo de diversas ferramentas, os celulares se tornaram verdadeiros aliados dos varejistas para divulgação e compra de produtos e serviços. Neste contexto, as redes sociais, especialmente o WhatsApp, também ganharam força. “Para as compras de final de ano, as pessoas buscam praticidade. Com o aumento das promoções de Black Friday, o volume de clientes é naturalmente maior e, por isso, as empresas devem estar preparadas para atendê-los proporcionando uma jornada de compra sem entraves, na qual os produtos possam ser comprados com poucos toques na tela do smartphone”, detalha Bárbara.
Corrigindo problemas e conhecendo seu público
Apesar de serem mais aceitos hoje, os chatbots ainda apresentam algumas dificuldades que precisam ser estudadas pelas empresas que usam a ferramenta para auxiliar em suas vendas. Segundo a pesquisa da Infobip, 53% dos entrevistados relataram como um inconveniente a dificuldade dos assistentes virtuais de entender o contexto de seus problemas. Em um ambiente mobile, este tipo de entrave é forte concorrente para fazer com que o consumidor desista de tirar uma dúvida, seja realmente ajudado, ou mesmo compre o produto que quer.
Em momentos de Black Friday, os chatbots e ferramentas virtuais devem estar a postos para auxiliar o consumidor da melhor forma possível — sem que obstáculos criem barreiras entre a primeira comunicação e a efetivação da compra. Por isso, os varejistas devem estar atentos ao seu tipo de cliente, prevendo possíveis entraves de comunicação e dúvidas que possam surgir.
No Brasil, 86% dos consumidores disseram que se envolveriam mais com as empresas se elas oferecessem um atendimento mais personalizado. A personalização, hoje, é chave para campanhas bem sucedidas. As empresas precisam saber qual o canal de comunicação preferido de seu público, que tipo de linguagem deve usar, quais recomendações de produtos e serviços fazer.
“É muito importante que a marca conheça seu público, saiba a qual faixa etária pertence e as principais preferências”, ressalta Bárbara. “Desta maneira, é possível criar estratégias de comunicação mais eficientes, que demonstram apreço e preocupação com a opinião e os gostos do cliente — o que será convertido em bons resultados de venda”, finaliza.