Roberto James, renomado especialista em comportamento humano e mestre em psicologia, acaba de lançar seu mais novo livro intitulado “Vivendo o varejo americano: uma viagem no coração do consumo”. A obra é fruto de uma extensa pesquisa de 100 dias, durante os quais o autor viajou por diversas regiões dos Estados Unidos para analisar o comportamento dos consumidores e as tendências do setor varejista no país.
Considerados um modelo global, os Estados Unidos serviram de laboratório para Roberto James, que detalha em seu livro como a cultura local influencia o varejo, desde os hábitos de compra até as preferências por produtos e serviços. “Uma das observações que fiz é do quanto o consumidor americano valoriza a praticidade e a rapidez. Isso faz do autoatendimento, por exemplo, uma necessidade em diversos setores do varejo, de supermercados a lojas de conveniência. E a tecnologia desempenha um papel fundamental neste sentido”, afirma o autor.
Roberto também destaca o papel crucial da Inteligência Artificial (IA) na revolução do varejo, proporcionando novas formas de interação com os clientes, especialmente as gerações mais jovens, e personalizando a experiência de compra. A busca constante por conveniência e praticidade pelos consumidores norte-americanos torna os “mercados de proximidade” um elemento essencial no varejo do país.
“A naturalidade deste estudo pode proporcionar uma visão ímpar para o entendimento do varejo e de seus desafios de forma prática e vivenciada. Este livro serve como um guia de avanços, tendências e novos olhares que todo varejista precisa saber”, conclui Roberto James.
Enquanto isso, o varejo brasileiro vive um momento promissor em 2024. Dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) mostram que, devido à redução da inflação, o setor apresentou progressos em relação ao ano passado. O varejo restrito, que exclui veículos e materiais de construção, cresceu 2,1% de abril a junho de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.
Serviço:
Lançamento do livro “Vivendo o varejo americano: uma viagem no coração do consumo”, de Roberto James
Data: 10 a 12 de setembro de 2024, das 13h30 às 21h00
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5