Durante o painel “Multimodalidade e Plano Nacional de Logística 2050”, realizado na EXPOLOG 2024, especialistas discutiram os desafios e oportunidades para a infraestrutura de transporte no Brasil. Mediado por Mário Povia, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), o encontro abordou temas cruciais como transição energética, reforma tributária e conectividade multimodal.
“Um país com a extensão territorial do Brasil precisa, obrigatoriamente, avançar na multimodalidade. Isso é de fundamental importância, sobretudo devido às grandes distâncias e aos elevados volumes de carga, especialmente do agronegócio e da mineração. Por isso, torna-se indispensável integrar os modais rodoviário e ferroviário, além de incluir o transporte marítimo no contexto das exportações”, afirmou Marcelo Maranhão, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará e diretor institucional da FETRANSLOG-NE.
Dados apresentados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) expuseram um cenário preocupante: apenas 14% das estradas federais são classificadas como boas ou ótimas. Esse panorama contribui para custos operacionais elevados no transporte rodoviário, que no Ceará chegam a até 40%. A pesquisa, que analisou 141.853 km de rodovias, destacou o desempenho superior das vias concedidas em comparação às públicas, resultado de maiores investimentos por quilômetro.
Entre as boas notícias, o destaque foi o investimento de R$ 3,6 bilhões para a conclusão da Ferrovia Transnordestina, uma obra estratégica para ampliar o acesso aos portos cearenses e impulsionar a competitividade regional. O secretário de Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, destacou as vantagens do estado, incluindo segurança jurídica, equilíbrio fiscal e estabilidade política.
A multimodalidade foi apontada como essencial para reduzir a dependência rodoviária. Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém, enfatizou a importância de soluções mais sustentáveis, como o fortalecimento do transporte hidroviário, a ampliação da cabotagem e o investimento em ferrovias. A transição para energias limpas também foi citada como um pilar da neoindustrialização brasileira.
Outro ponto central do debate foi o Plano Nacional de Logística 2050, em fase de desenvolvimento pela INFRA S.A. Como evolução do atual Plano Nacional de Logística 2035, ele busca integrar os modais terrestre, aeroportuário, hidroviário e portuário.
O painel evidenciou os desafios críticos da infraestrutura logística, mas também apontou soluções viáveis. Com a aplicação estratégica de recursos e a continuidade das reformas estruturais, o Brasil pode transformar sua matriz de transporte, reduzindo custos e aumentando a eficiência no setor.
19ª EXPOLOG
Realizado pela Prática Eventos e promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado do Ceará (SETCARCE), Instituto Future e Diário do Nordeste, em parceria com a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP/CE), o evento é apoiado por um comitê técnico de 66 especialistas de entidades, instituições e empresas nacionais. Este comitê elaborou um conteúdo exclusivo para garantir uma experiência de aprendizado de alta qualidade.
Em um momento em que a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa são mais importantes do que nunca, a EXPOLOG 2024 se apresenta como um evento essencial para profissionais e empresas que desejam liderar a transformação do setor logístico. Este é um encontro imperdível para todos que buscam estar na vanguarda das mudanças e inovações que definirão o futuro da logística global.