Em um cenário comercial cada vez mais competitivo, as empresas varejistas buscam constantemente maneiras de otimizar suas estratégias de comunicação com os clientes. É nesse contexto dinâmico que o digital signage se destaca como uma ferramenta excepcional para aprimorar a comunicação visual no varejo. “Em meio a um mar de opções de lojas à disposição dos consumidores, garantir que a loja capte e mantenha a atenção do cliente é um desafio. A simples presença dele não garante automaticamente que será persuadido a fazer uma compra”, afirma Edgar Júnior, vice-presidente de Tecnologia da Pricefy by Selbetti (www.pricefy.com.br), empresa de referência que oferece tecnologia para fazer da comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper.
Como diz Edgar, uma loja pode oferecer as melhores ofertas, com preços e condições irresistíveis, mas se a comunicação dessa promoção não for eficaz, o resultado pode ser frustrante. O digital signage representa um avanço na esfera da comunicação visual no varejo, elevando-a para um novo patamar. “Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções, de maneira semelhante aos cartazes convencionais. No entanto, suas capacidades vão muito além, oferecendo uma comunicação dinâmica e cativante”, afirma o executivo.
Embora seja uma presença notável em outros setores, como aeroportos, academias, hotéis e restaurantes, o digital signage ganha espaço no varejo por sua versatilidade. A tecnologia possibilita uma forma mais dinâmica e atrativa de se comunicar com os consumidores. “Enquanto os tradicionais cartazes exibem informações de maneira estática, o digital signage as apresenta de maneira visualmente mais impactante. Isso não implica na obsolescência dos cartazes, mas reforça a importância da sinalização digital como uma ferramenta complementar”, afirma.
Boas experiências para os clientes – O digital signage evoluiu para permitir experiências interativas, como telas sensíveis ao toque que permitem aos clientes explorarem produtos, acessar cardápios digitais, utilizar sistemas de autoatendimento e até mesmo fornecer feedback para as lojas. E os seus benefícios são inúmeros.
“Entre os desafios prementes da comunicação visual no varejo, a atualização de preços e a divulgação ágil de ofertas se destacam. Com o digital signage, a tarefa de criar conteúdo torna-se mais fácil e flexível. Da a concepção à veiculação nos painéis e telas digitais, ele agrega dinamismo e eficiência ao processo”, diz Edgar Júnior. “Aprimorando a eficiência operacional, a loja está livre para focar seu empenho no cliente. Um dos grandes trunfos do digital signage é sua capacidade de otimizar a experiência do consumidor”, completa.
Valendo-se do poder das telas digitais, é possível engajar o cliente de maneira diferenciada. Conteúdos interativos têm o poder de prender a atenção do consumidor de modo mais efetivo, fomentando um engajamento real ao longo de suas jornadas de compra. Além de efetuarem compras na loja, os consumidores são mais propensos a desenvolver uma percepção positiva e duradoura em relação à marca. “O uso do digital signage, portanto, transcende a mera comunicação visual, convertendo-se em um veículo impactante para forjar conexões duradouras com o público-alvo”, diz Edgar.