InícioDiversosCasesEsta empresa processou quase 3 milhões de mensagens na Black Friday de...

Esta empresa processou quase 3 milhões de mensagens na Black Friday de 2023 e prevê alta para este ano

Com a chegada do fim do ano, empresas de todo o país estão intensificando os preparativos para a temporada de vendas, que inclui a Black Friday, o Natal e a Cyber Monday. Em 2023, a Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, processou 2,7 milhões de interações móveis durante a Black Friday e 2,5 milhões na Cyber Monday, sinalizando o crescente papel das tecnologias mobile nas vendas. Especialistas da Infobip projetam que em 2024 o investimento em ferramentas de comunicação móvel deve crescer ainda mais, acompanhando a importância dos smartphones como canal de compra para milhões de consumidores no Brasil.

De acordo com um estudo recente realizado pela empresa no Brasil, 43% dos entrevistados disseram que gostam de interagir com chatbots, e 64% concordou que é mais eficiente começar uma conversa com chatbot e, se necessário, passar para um atendente. “A ascensão do atendimento automatizado é decorrente de vários fatores. Desde os benefícios básicos, como disponibilidade 24/7 e respostas instantâneas, até o esforço das empresas para aprimorar essa tecnologia e proporcionar a melhor experiência para o cliente. Em épocas em que a demanda é alta, principalmente de vendas por meio de mensagem, os chatbots são uma alternativa excelente para melhora de desempenho”, explica Bárbara Kohut, especialista de produtos Latam da Infobip. 

Dispondo de diversas ferramentas, os celulares se tornaram verdadeiros aliados dos varejistas para divulgação e compra de produtos e serviços. Neste contexto, as redes sociais, especialmente o WhatsApp, também ganharam força. “Para as compras de final de ano, as pessoas buscam praticidade. Com o aumento das promoções de Black Friday, o volume de clientes é naturalmente maior e, por isso, as empresas devem estar preparadas para atendê-los proporcionando uma jornada de compra sem entraves, na qual os produtos possam ser comprados com poucos toques na tela do smartphone”, detalha Bárbara. 

Corrigindo problemas e conhecendo seu público 

Apesar de serem mais aceitos hoje, os chatbots ainda apresentam algumas dificuldades que precisam ser estudadas pelas empresas que usam a ferramenta para auxiliar em suas vendas. Segundo a pesquisa da Infobip, 53% dos entrevistados relataram como um inconveniente a dificuldade dos assistentes virtuais de entender o contexto de seus problemas. Em um ambiente mobile, este tipo de entrave é forte concorrente para fazer com que o consumidor desista de tirar uma dúvida, seja realmente ajudado, ou mesmo compre o produto que quer. 

Em momentos de Black Friday, os chatbots e ferramentas virtuais devem estar a postos para auxiliar o consumidor da melhor forma possível — sem que obstáculos criem barreiras entre a primeira comunicação e a efetivação da compra. Por isso, os varejistas devem estar atentos ao seu tipo de cliente, prevendo possíveis entraves de comunicação e dúvidas que possam surgir. 

No Brasil, 86% dos consumidores disseram que se envolveriam mais com as empresas se elas oferecessem um atendimento mais personalizado. A personalização, hoje, é chave para campanhas bem sucedidas. As empresas precisam saber qual o canal de comunicação preferido de seu público, que tipo de linguagem deve usar, quais recomendações de produtos e serviços fazer. 

“É muito importante que a marca conheça seu público, saiba a qual faixa etária pertence e as principais preferências”, ressalta Bárbara. “Desta maneira, é possível criar estratégias de comunicação mais eficientes, que demonstram apreço e preocupação com a opinião e os gostos do cliente — o que será convertido em bons resultados de venda”, finaliza. 

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES

Preferências de Privacidade
×

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a analisar e melhorar sua experiência de uso. Por favor, reveja suas opções e faça sua escolha.

Se você tiver menos de 16 anos, certifique-se de ter recebido o consentimento dos seus pais ou responsáveis para todos os cookies não essenciais.

Sua privacidade é importante para nós. Você pode ajustar suas configurações de cookies a qualquer momento. Para mais informações sobre como usamos seus dados, leia nossa política de privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento clicando no botão de configurações abaixo.

Observe que, se você optar por desativar alguns tipos de cookies, isso poderá afetar sua experiência no site e os serviços que podemos oferecer.

Cookies e serviços essenciais ativam funções básicas e são necessários para o funcionamento correto do site. Esses cookies e serviços não requerem o consentimento do usuário, de acordo com o GDPR.
Mostrar detalhes
mhcookie
csrf_token
pushalert_*_subs_status
usprivacy
wordpress_logged_in_*
wordpress_test_cookie
wp_lang
wp-settings-*
wp-settings-time-*
Cookies de estatísticas coletam informações de uso, permitindo-nos obter insights sobre como os visitantes interagem com nosso site.
Mostrar detalhes
_ga
_ga_*
real_cookie_banner-v:3_blog:1_path:eb37eea
Esta categoria inclui todos os cookies, domínios e serviços que não se enquadram nas outras categorias específicas ou que não foram explicitamente categorizados.
Mostrar detalhes
mhcookie
pa_*_last_url
pa_74756_1_sb_shown
pushalert_*_subs_id

Some required resources have been blocked, which can affect third-party services and may cause the site to not function properly.

Allow all required resources Allow all cookies and services

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e garantir o funcionamento adequado do site. Ao continuar a usar este site, você reconhece e aceita o uso de cookies.

Aceitar todos Aceitar apenas os necessários Detalhes