Quem nunca entrou em um site com um interesse em mente, mas acabou finalizando a compra com itens distintos do planejado? Pois fique sabendo que essa ação não acontece por acaso, e muitas vezes é fruto da chamada retail media, estratégia que refere-se à prática de apresentarem conteúdos publicitários diretamente no ponto de venda. O conceito vem ganhando amplo espaço dentro do ambiente digital, especialmente em marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Shopee e outras grandes redes de vendas.
Com o intuito de influenciar o comportamento do consumidor na jornada de compra, o retail media posicionado nos pontos de venda online acaba sendo poderoso ao permitir que marcas alcancem os consumidores de forma mais precisa e relevante, maximizando conversão e fidelização. De acordo com Gabriel Lima, CEO e fundador da ENEXT, consultoria especializada em full digital, o principal atrativo dessa estratégia é o contexto. “Os consumidores já estão predispostos à compra, o que torna essa estratégia altamente eficiente para aumentar conversões e garantir maior relevância na exposição de produtos”, explica.
Não à toa, o Retail Media é uma das áreas de maior crescimento no marketing digital. Segundo dados da pesquisa Newtail 2024, o investimento global na estratégia deve ultrapassar US$ 50 bilhões até 2025, com a América Latina representando uma parcela significativa deste montante. Indo de encontro a esse aquecimento, uma pesquisa da ENEXT, em parceria com a Newtail, 79% das indústrias brasileiras estão trabalhando com Retail Media, ao mesmo tempo que 100% delas acreditam que o conceito é a nova tendência do varejo.
A própria ENEXT tem desempenhado um papel central na implementação de retail media em algumas das principais marcas do país. Como a agência mais certificada em Amazon e Mercado Livre Ads, a consultoria vem desenvolvendo estratégias baseadas em inteligência de dados, personalização e otimização contínua. Esse trabalho tem permitido que grandes marcas ampliem sua visibilidade e maximizem seus resultados nos principais marketplaces do país.
Nivea: Crescimento Expressivo na Amazon e Mercado Livre
Uma das maiores marcas de beleza e cuidado da pele do planeta, Nivea obteve um avanço significativo em sua presença digital no país por meio de estratégias de retail media. Somente na Amazon, a marca registrou um aumento de 110% nas vendas em relação ao ano anterior, com o Hidratante Corporal Milk Pele Seca 400ml tornando-se o terceiro produto mais vendido na plataforma. “O trabalho de segmentação permitiu que atingíssemos o público certo no momento certo, maximizando a taxa de conversão e ampliando nossa presença nos marketplaces”, detalha o executivo. No Mercado Livre, o crescimento foi de quase 80%, com o time de mídia responsável por 73% de todo o sell out da marca. Os resultados foram fruto de um trabalho em conjunto com a ENEXT, apoiado na segmentação precisa e otimização dos anúncios, que permitiram à Nivea melhorar sua visibilidade, atingir públicos estratégicos e consolidar-se como uma referência dentro dos marketplaces escolhidos.
Eucerin: Protagonismo no Setor de Beleza
A Eucerin também colheu benefícios expressivos ao apostar em retail media, com um crescimento de 197% nas vendas na Amazon em relação ao ano anterior, consolidando sua presença entre as maiores do setor de beleza. Esse desempenho fez com que a Eucerin alcançasse a oitava posição entre as marcas de beleza mais vendidas na plataforma, inclusive com um de seus produtos figurando no top 15 de vendas. “A inteligência de dados e a otimização contínua foram determinantes para alcançar esses resultados expressivos, garantindo que cada investimento em mídia fosse convertido em retorno real para a marca”, destaca o CEO da ENEXT. Nesse sentido, o trabalho da agência permitiu que a marca ampliasse sua participação no marketplace e também posicionasse seus produtos de maneira estratégica para maior relevância e engajamento com os consumidores.