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    ANYTOOLS lança, no Fórum ECBR 24, relatório com dados de Q2 e revela tendência dos consumidores: procura por descontos e produtos com baixo ticket

    O segundo trimestre do ano, Q2/2024, trouxe os principais indicadores para o setor de marketplaces no Brasil, desde uma visão de vendas, operação, atendimento até os acontecimentos relevantes no ecossistema em Q2, assim como os marketplaces destaques e uma perspectiva geral de calendário de vendas que vem por aí.  

    De acordo com dados da plataforma ANYTOOLS, que concentra mais de 10% do faturamento dos marketplaces no país, o período de abril a junho revelou tendências importantes para vendedores que buscam otimizar sua performance de vendas e impulsionar a eficiência nas operações para o próximo semestre do ano. 

    No relatório é possível conferir que os marketplaces registraram um aumento significativo no número de pedidos, com crescimento de mais de dois dígitos, sendo 16,24% para o trimestre em questão. Entretanto, houve uma redução na importância de 9,20% no valor do ticket médio, refletindo um comportamento de compra focado na aquisição de mais itens de menor valor, em vez de poucos itens caros. 

    Para o CEO do ANYTOOLS, Victor Eduardo Cobo, as rápidas mudanças no cenário de vendas digitais, a interferência econômica e o comportamento do consumidor, exigem cada vez mais do seller. “Os dados mostram um ecossistema de marketplaces em constante evolução, sendo expressivo a ponto de já ser um negócio específico; e percebemos nele a adaptação dos consumidores às novas realidades econômicas. Nosso objetivo com este relatório é fornecer, aos sellers, informações estratégicas que os ajudem a otimizar suas operações e maximizar suas vendas, colocando energia onde faça sentido. O ANYTOOLS produz o relatório, a cada trimestre para todo mercado, enquanto nossos clientes possuem essas informações diariamente, para que todos possam atuar com esses dados em mãos. Juntos, podemos impulsionar o crescimento e a excelência no ecossistema de marketplace”, relata. 

    Segundo o PhD em Economia, João Ricardo Tonin, “podemos notar a busca dos consumidores por descontos e por produtos com baixo ticket. Ainda fruto dos efeitos pós-pandemia, temos notado consumidores mais endividados e com um poder de compra mais limitado. Essa condição não é exclusiva do Brasil, sendo uma tendência global.  Nesse contexto, é natural que os consumidores estejam mais atentos às promoções, busquem produtos com preços mais acessíveis e optem por parcelar suas compras em prazos mais longos”. 

    O economista ainda pontua que “embora haja expectativas de uma leve melhora nesse cenário no segundo semestre, é sempre recomendado manter-se vigilante. O destaque foi o avanço das grandes varejistas asiáticas que oferecem produtos com preços mais baixos e direcionados a consumidores em mercados emergentes, como o Brasil. A necessidade dessas empresas de conquistar market share alinha-se com a busca dos consumidores por descontos e por produtos com baixo ticket. É provável que esse movimento continue ganhando força nos próximos meses, dado que a condição financeira dos consumidores não mudará no curto prazo”, explica. 

    Mas como sair na frente? 

    O diretor comercial do ANYTOOLS, André Gonçalves Pereira, destaca que o diferencial para os sellers é a possibilidade de ter, com o relatório, uma visão detalhada dos principais indicadores de mercado e comparar com a realidade da sua operação para tomada de decisões estratégicas.  

    “Gostamos de ver sempre ‘o copo meio cheio’. Isso significa que os sellers têm, em mãos, não só os detalhamentos de indicadores, mas o padrão de compra que o consumidor tem tido nesse cenário atual. Tudo isso faz com que o seller invista em novas estratégias, de acordo com o perfil do consumidor, começando por exemplo, refinando a estratégia de vendas para alinhar-se com o perfil de compra do cliente. Produtos eletrônicos e de maior valor são comprados com menos frequência e demandam um atendimento mais consultivo. Por outro lado, produtos de menor valor e compras frequentes demandam não apenas um preço mais baixo, mas também atenção ao custo do frete e prazo de envio da compra”, sugere. 

    Logística e Comportamento do Consumidor 

    A dica dos especialistas é para que o seller foque em oferecer frete grátis ou condições vantajosas de envio para produtos, e como conseguir isso também para os de ticket baixo, especialmente aqueles que são compras recorrentes, garantindo que os clientes recebam seus produtos rapidamente, sem frustrações. 

    Ticket Médio e Performance de Subcategorias 

    É fundamental acompanhar e comparar os tickets médios dos subprodutos dentro de cada categoria. Uma diferença no ticket médio não necessariamente indica maior volume de vendas, mas pode sinalizar uma performance melhor em relação ao preço médio. Assim como se o mercado está praticando um ticket médio maior que o do seller e mostrando se ele está perdendo margem. 

    Importância do Atendimento ao Cliente 

    Um atendimento ao cliente eficiente é crucial para aumentar a conversão de vendas. Responder rapidamente às dúvidas dos consumidores pode reduzir a hesitação na hora da compra e até arrependimentos após a compra. A dica é usar a Inteligência Artificial para acelerar o atendimento ao cliente, respondendo fora do horário comercial e nos fins de semana, a exemplo da Mia, que consegue atender dentro do contexto e de forma humanizada. Respostas rápidas aumentam as chances de conversão e são importantes para a reputação no marketplace, principalmente quando evitam cancelamentos. 

    Planejamento para a Black Friday e Datas especiais 

    O Q2 nos mostrou que os dias com maiores vendas aconteceram nos dias que antecederam o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Então, quais datas especiais os sellers precisam se preparar neste Q3 e segundo semestre de 2024? Apesar de a Black Friday ocorrer apenas em novembro, o planejamento deve começar já.  

    As tendências de compra do primeiro semestre, como a preferência por produtos de ticket médio mais baixo, são indicadores valiosos para a Black Friday. Nesse sentido, o sellet ter esse sortimento é importante, mas também observar as formas de pagamentos, com parcelas que caibam nos bolsos. Outra dica é estreitar o relacionamento com fornecedores para garantir estoque durante a Black Friday e considerar prolongar as promoções para uma semana inteira, aproveitando o décimo terceiro salário dos consumidores. 

    Estratégias de Crescimento 

    Garantir investimentos em tecnologia e treinamento de colaboradores, bem como ficar atento às novidades do mercado e ajustar estratégias para se manter competitivo. Para aumentar as chances de sucesso no varejo online, os sellers devem monitorar regularmente seu desempenho, compará-lo com o mercado e manter suas estratégias atualizadas. Conectar-se aos marketplaces por meio de hubs, manter a conciliação financeira em dia e adotar tecnologias de Inteligência Artificial para ajudar nos atendimentos e para cuidarem da sua reputação são práticas essenciais para aprimorar o atendimento ao cliente e garantir a satisfação do consumidor, com isso, garantindo crescimento sustentável. 

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