A pesquisa da Associação Nacional de Livrarias (ANL) revela uma preocupante queda nos hábitos de leitura no Brasil. Atualmente, 60% da população não lê e mais de 40% perdeu o interesse pela leitura nos últimos anos. Diante desse cenário, a leitura se torna ainda mais essencial para quem busca despertar a criatividade e fomentar o empreendedorismo. Ela oferece a oportunidade de redescobrir seu valor como fonte de inspiração e solução, além de ser um catalisador para a reflexão sobre a importância da inovação e da transformação no ambiente empresarial.
Para inspirar os profissionais, uma seleção de obras recomendadas por CEOs e líderes renomados oferece insights valiosos sobre como a leitura pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar novas ideias e estratégias. Confira a lista abaixo:
Rodrigo Meinberg – Co-founder e CEO do Skeelo
O Mindset da Inovação: A jornada do sucesso para potencializar o crescimento da sua empresa – Guilherme Horn
“O livro aborda de forma prática e direta como a inovação se tornou uma necessidade vital para as empresas. Em um cenário de constantes transformações tecnológicas, Horn nos ensina a garantir competitividade e sucesso na era digital. É uma leitura indispensável para quem quer liderar com visão e protagonismo”.
Débora Montenegro – Diretora Geral da Geekie
A regra é não ter regras: A netflix e a cultura da reinvenção
“O livro nos inspira ao mostrar como o questionamento do status e a liberdade criativa impulsionam uma cultura que é ágil e inovadora. Esse livro reforça a importância de sermos inovadores e eficientes, sempre com um propósito: transformar a educação.”
Marcela Quint – CEO da Aurum
Comece pelo porquê – Simon Sinek
“Uma das minhas grandes referências. Simon Sinek estuda como lideranças conectadas ao propósito das suas organizações inspiram pessoas e engajam suas equipes, criando empresas mais inovadoras e mais lucrativas.”
Thales Zanussi – CEO do Mission Brasil
O universo numa casca de noz – Stephen Hawking
“Esse livro me fez refletir muito sobre como, no empreendedorismo, estamos sempre lidando com o desconhecido, assim como os físicos teóricos. No nosso dia a dia, temos que estar prontos para abraçar a incerteza, inovar e, às vezes, desafiar as regras do jogo, exatamente como Hawking explora as fronteiras do universo. E, assim como na física, não podemos ter medo de questionar o status quo e descobrir novas possibilidades. Recomendo muito essa leitura para quem busca expandir sua visão, tanto nos negócios quanto na vida.”
Caio Telles – CEO da BugHunt
The Innovator’s Dilemma – Clayton Christensen
“O conceito de inovação disruptiva que ele traz é algo que ficou muito marcado para mim. É um alerta para que líderes empresariais estejam sempre de olho no futuro e dispostos a abraçar mudanças, mesmo quando, à primeira vista, elas parecem arriscadas ou pouco lucrativas. O livro tem uma base de pesquisa sólida e mostra como mesmo fazendo ‘tudo certo’, as empresas podem ser pegas de surpresa. O que mais me impactou foi perceber que inovar não é só sobre criar algo novo, mas também ter a coragem de deixar o que já está funcionando para trás e buscar novas formas de evoluir.”
Victor Santos – CEO da Liv Up
Shoe Dog – Phil Knight
“O livro conta a história da criação da Nike, uma marca tão icônica e inspiradora – para mim e para milhões de pessoas. Foi muito rico poder ler sobre a construção da marca nos primeiros anos e entender como ela foi escalando ao longo do tempo. O livro mostra como algumas apostas e decisões podem levar um negócio para um outro patamar.”
Fanny Moral – COO e cofundadora da Eureka Coworking
Clear Thinking – Shane Parresh
“Em tempos de tantas decisões importantes no dia a dia, o livro de Shane Parresh tem sido fundamental para quem busca se destacar em um mercado tão competitivo e inovador. Ele nos apresenta modelos mentais que nos ajudam a pensar criticamente e tomar decisões mais assertivas, evitando as famosas armadilhas dos vieses cognitivos. O mais interessante é a forma prática como ele ensina a aplicar esses conceitos na rotina, mostrando que é possível treinar nosso cérebro para ter clareza e objetividade na hora de tomar decisões importantes.”
João Brognoli – CEO e fundador do Grupo Duo&Co
Seja Foda – Caio Carneiro
“O livro mostra exatamente o que uma pessoa precisa para ser um ser humano diferenciado e de alto nível. Qualidades que hoje, estão em falta no mercado, e que só pessoas acima da média são capazes de alcançar.”
Gabriel Oliveira – CEO da MOTIM
A Startup Enxuta: como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos – Eric Ries
“É um livro fundamental para empreendedores que buscam maximizar suas chances de sucesso no competitivo mundo das startups. A abordagem de Ries, centrada na experimentação e na adaptação contínua, transforma a maneira como as empresas são construídas. Além disso, oferece ferramentas práticas para validar ideias rapidamente, evitando desperdícios e promovendo um crescimento sustentável. É uma leitura indispensável para qualquer empreendedor que deseja inovar, se destacar no mercado e ter sucesso.”
Felipe Negri – CEO do Pinbank
Road Less Stupid – Keith J. Cunningham
“Esse livro traz uma forma inovadora de negociar com board de empresários bem sucedidos. Normalmente, quando pensamos em algo inovador, pensamos em sofisticação, tecnologia, algo fora da caixa. Esse livro nos faz refletir e conta histórias de como soluções aparentemente simples podem ser extremamente inovadoras e eficazes, principalmente para os problemas do cotidiano no mundo dos negócios, além de trazer à luz sobre o quando a simplicidade, muitas vezes, vai ser muito mais decisiva num pitch de negociação, do que uma narrativa mais complexa”.
Paulo Silveira – CEO da Alura
O Dilema da Inovação – Clayton Christensen
“Um livro que completa quase 30 anos e continua relevante e atual. Nele, o professor Christensen introduz o conceito de disrupção no contexto do empreendedorismo e da tecnologia, ressaltando que a inovação pode ser percebida como uma ameaça ao nosso próprio negócio: e que isso não deveria ser um problema. Pelo contrário, a inércia é um risco muito maior, pois pode nos tornar alvos de disrupção por parte de empresas concorrentes”.
Adriano Almeida – líder da Alura Para Empresas
O jogo infinito – Simon Sinek
“Em teoria dos jogos, existem os conceitos de Jogo Finito e Infinito. O mesmo se aplica aos negócios. Empresas que jogam o Jogo Finito estão fadadas ao fracasso. O sucesso vem para aquelas que entendem que o jogo é infinito: as regras mudam, os competidores evoluem, e a inovação é constante. Esta obra, rica em nuances e altamente prática, é o livro que dou de presente para todos meus líderes diretos”.
Renato Avelar – sócio e co-CEO da A&EIGHT
Organizações exponenciais – Michael S. Malone, Salim Ismail e Yuri Van Gees
“Todo gestor de empresas deve ler este livro, pois, além de explicar o conceito de startups exponenciais, traz ainda toda a síntese de uma abordagem lean. O livro traz uma tese muito interessante que é a da ‘grande empresa’ para mostrar que não adianta tentar inovar com processos ultrapassados e engessados. Ou seja, essas grandes empresas devem construir startups para “atacar a nave mãe”, ou seja, a própria companhia aposta em modelos que destoem de seu core business e que possam mudá-lo, especialmente em um mundo globalizado e com constante inovação. Acredito que é um material essencial para mostrar como uma grande empresa deve investir em inovação corporativa, em aceitação de produtos e serviços desenvolvidos por empresas menores.”