More
    InícioArtigosImpactos de marketplaces no empreendedorismo brasileiro

    Impactos de marketplaces no empreendedorismo brasileiro

    Nos últimos anos, os marketplaces têm se destacado como um pilar fundamental para o empreendedorismo digital no Brasil. Essas plataformas de vendas se tornaram um catalisador para a transformação econômica e social. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Shopee, revela dados que reforçam essa visão e demonstram o impacto profundo do app na vida de milhões de brasileiros. 

    Para se ter uma ideia, um terço dos vendedores brasileiros começou a sua jornada de vendas online no marketplace. O dado reflete a acessibilidade e a confiança depositada por novos empresários no canal online, que o veem como uma oportunidade de se inserir e crescer no comércio eletrônico. 

    Segundo a pesquisa, para 30% dos empreendedores locais no marketplace, a Shopee é a principal fonte de renda familiar. Em tempos de incerteza econômica, ter uma fonte de renda estável é crucial, e as vendas online têm se mostrado um aliado indispensável.  

    O estudo aponta ainda que 40% dos empreendedores expandiram suas operações após começarem a vender no marketplace. Este crescimento é impulsionado pela facilidade de uso da ferramenta e recursos oferecidos, permitindo que pequenas e médias empresas escalem suas operações de maneira eficiente. Um exemplo é a Kokeshi Cosméticos, que, desde 2020, utiliza a plataforma para alcançar resultados expressivos e expandir sua base de clientes em nível nacional. 

    Geração de emprego e inclusão digital 

    Estima-se que os marketplaces gerem renda para milhões de brasileiros. Apenas na Shopee já são três milhões de lojistas brasileiros registrados e, segundo a pesquisa, os vendedores da Shopee também geram oportunidade de emprego para 1,3 milhão de pessoas no Brasil. Ao todo, 25% desses trabalhadores se dedicam exclusivamente às vendas na plataforma. 

    Mulheres no empreendedorismo 

    De acordo com a ABComm, o comércio eletrônico tem se consolidado como ferramenta de empreendedorismo feminino. A participação das mulheres está em ascensão nas vendas online e já representa mais de 50% dos lojistas ativos em marketplaces no Brasil. A cada dia as mulheres se destacam mais em transformação digital, impacto social e performance comercial, promovendo ainda mais a inclusão e o empoderamento feminino no empreendedorismo. 

    Educação  

    Ainda segundo a pesquisa, mais de 40% dos empreendedores entrevistados têm curso superior, e 65% vendem exclusivamente no formato online. Este dado mostra o papel da educação na formação de empresários capacitados para enfrentar os desafios do mercado digital. Além disso, 80% dos vendedores relatam grandes conquistas pessoais após começarem a vender na plataforma. 

    Por fim, os dados apresentados pela ABComm e Shopee demonstram o impacto positivo dos marketplaces na economia brasileira e na vida de seus vendedores. O canal se destaca não apenas como uma alternativa de vendas, mas como um agente transformador que proporciona crescimento, estabilidade financeira e inclusão digital. 

    A história de sucesso desses empreendedores é uma prova de que, com as ferramentas certas, é possível transformar sonhos em realidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

    Mauricio Salvador
    Mauricio Salvador
    Mauricio Salvador é presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
    MATÉRIAS RELACIONADAS

    RECENTES

    MAIS POPULARES