A Black Friday, tradicionalmente associada a um único dia de grandes promoções, está se transformando em um fenômeno que se estende ao longo de todo o mês de novembro e que exige planejamento de marketing antecipado. Um levantamento realizado pela RTB House estimou que, globalmente, novembro gera até 20% mais conversões do que o segundo maior pico do ano. Já no Brasil, viu-se em 2023 um aumento médio de 83% na receita dos anunciantes no mesmo período em relação a setembro, com valores mais altos de conversão, o que pode ser atribuído a consumidores que aguardam o período de promoções para concentrar mais compras ou para realizar investimentos mais altos.
O relatório também mostra que a Black Friday cria oportunidades únicas para as marcas atraírem novos consumidores ou engajarem usuários antigos, e que isso pode impactar significativamente os resultados do período. A quantidade de usuários que engajam com as promoções de Black November é até 4,5 vezes maior, e 3,7 vezes mais usuários inativos, aqueles que não visitaram o site do anunciante nos últimos 30 dias, realizam compras.
Os dados ainda mostram que campanhas de prospecção lançadas já a partir do terceiro trimestre tendem a ser eficazes, resultando em um maior recall de marca e um engajamento mais forte dos consumidores quando se inicia efetivamente o período das promoções.
Desempenho do mercado brasileiro
Apesar de em 2023 as plataformas online terem registrado queda nas vendas no final de semana da Black Friday (retração de 14,4% ante o ano anterior no recorte de quinta-feira à sábado), o estudo também traz alguns dados de mercado que apontam que, ao considerar todo o mês de novembro, o varejo brasileiro registrou um aumento de 2,2% nas vendas. O cruzamento dos dados reforça a importância de antecipar promoções e trabalhar com o conceito de Black Friday de forma estendida, permeando todo o mês de novembro.
Entre as categorias que mais impulsionaram esse crescimento estavam equipamentos de escritório, móveis e eletrodomésticos, e vestuário. Já as que se destacaram pelos maiores picos de desconto são moda e calçados, supermercado e delivery, e bebidas.
Checklist para Black November 2024
Por fim, o relatório oferece uma checklist com dicas essenciais para garantir o sucesso da Black November. Em resumo:
- Dilua seus investimentos: em vez de focar em um único dia, as marcas podem estender as promoções ao longo de todo o mês.
- Aqueça sua base de usuários: inicie campanhas de prospecção com antecipação para aumentar o engajamento e o recall de marca.
- Atraia novos clientes e engaje os inativos: use o período promocional para expandir sua base de consumidores e incentivar usuários dormentes.
- Diferencie-se da concorrência: ofereça descontos reais e invista em plataformas que deem visibilidade para a sua marca, como páginas dedicadas a categorias.
Você pode conferir o relatório completo clicando aqui.