InícioNotíciasCai número de vagas para líderes

Cai número de vagas para líderes

Segundo Infojobs para o jornal Valor Econômico, diminui mais de 19% o número de contratações de líderes em 2024. E a expectativa é de que esse mercado continue em baixa, provocando mudanças de comportamento e uma readequação das companhias e dos possíveis candidatos a contratos de C-Level.

Marcelo Arone lembra: “de um lado, diminuem as vagas para alto escalão, de outro, obviamente, aumenta a contratação de trainees e estagiários. As empresas estão gastando menos e tendo que trabalhar seu material interno”.

Ele avalia: “Nenhuma empresa se arrisca a fazer um plano agressivo de expansão se não houver garantias mínimas de que esse investimento em pessoas vai retornar em 1 ou 2 anos. Se, de um lado, as companhias estão sendo mais criteriosas em suas contratações, do outro, é possível voltar a pensar em construir carreira, investindo mais esforço nos ganhos futuros”.

Ou seja, nunca foi tão necessário voltar a pensar no médio e no longo prazo: “quem é líder, vai precisar se atualizar para seguir relevante. Aparentemente, as portas estão abertas para os jovens talentos, mas não estão fechadas para os seniores. Pelo contrário, quem investe pesado, vai querer investir com 100% de certezas”, pontua Arone.

A situação econômica foi o estopim para toda essa mudança. Marcelo enfatiza: “O que começou com uma perspectiva favorável em janeiro, em boa parte, não se concretizou. O atraso no corte de juros, a preocupação com o cenário fiscal do país, a eterna influência política na economia puxaram o freio de mão, e isso significa que as empresas estão contratando menos, mas também que estão investindo mais em contratações que realmente valham a pena”.

Já para quem busca uma mudança na carreira, Marcelo dá a dica: “além das soft skills, esteja preparado para mercados em expansão, em áreas como Inteligência Artificial e Gestão Humanizada. Hoje em dia, trabalhar dados e gerar estratégias assertivas são necessidades presentes em todos os nichos, de RH até Tecnologia, passando por Negócios, Vendas, Operações etc. Estar atualizado com essas tendências transmite sabedoria, algo que nunca será demais”, finaliza.

Para Arone, apesar do ano morno, há luz no fim do túnel. “Quem está empregado e quer dar um gás na carreira para, de repente, conseguir uma promoção, precisa urgentemente investir em soft skills. Treine suas habilidades pessoais e comportamentais para ser um agente de transformação e cuide da saúde mental para trazer leveza e impactar seus times, esse perfil “coringa” é sempre bem aceito pelos pares e buscado pelos gestores” lembra ele.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

Optimized by Optimole