Ao longo dos anos, a Black Friday deixou de ser limitada a uma รบnica sexta-feira de descontos, estendendo-se por todo o mรชs e sendo agora chamada Black November. Com a proximidade desse evento tรฃo importante para o varejo, a Rcell, uma das maiores distribuidoras de tecnologia do paรญs, realizou uma pesquisa proprietรกria com os principais varejistas regionais de 13 estados do Brasil. Os resultados indicam uma expectativa generalizada de aumento no ticket mรฉdio e no volume total de vendas para este ano.
O levantamento constata que cerca de 70% dos varejistas entrevistados esperam um crescimento no faturamento em comparaรงรฃo a 2023, que teve a maior venda histรณrica em unidades. Alรฉm disso, estratรฉgias como o uso intensivo de e-mail marketing, WhatsApp para comunicaรงรฃo e promoรงรตes, e telemarketing ativo, foram destacadas como as principais ferramentas para engajar os clientes e impulsionar vendas.
โA Black November deste ano รฉ a grande oportunidade para os varejistas brasileiros, tanto para aumentar suas receitas, quanto para reforรงar suas marcas no mercado. As expectativas positivas predominam, e os dados que coletamos mostram que, com planejamento estratรฉgico e uso eficiente das ferramentas de marketing, o varejo pode alcanรงar resultados expressivos nesta data tรฃo aguardadaโ, afirma Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell.
A pesquisa tambรฉm revelou que para 75% dos varejistas o planejamento das promoรงรตes de Black November comeรงa dois meses antes do evento. A principal estratรฉgia adotada para se preparar para o aumento da demanda รฉ a antecipaรงรฃo das negociaรงรตes com os fornecedores, garantindo assim um estoque adequado para atender ao fluxo de vendas.
Outro ponto destacado no estudo รฉ a atenรงรฃo voltada para a experiรชncia do cliente, onde 73% dos varejistas adotam melhorias com base no feedback dos clientes e tรชm priorizado a comunicaรงรฃo das ofertas, a logรญstica, sortimento de produtos em oferta, condiรงรตes de pagamento, informaรงรตes sobre o produto, alรฉm do investimento em tecnologia, melhorando a navegaรงรฃo e usabilidade de sites e aplicativos.
โO foco dos varejistas estรก em assegurar que cada contato seja uma oportunidade para surpreender positivamente o consumidor, reforรงando a confianรงa na marca. Essa preocupaรงรฃo em ouvir os clientes e levar em consideraรงรฃo os feedbacks recebidos mostra o esforรงo constante em criar uma experiรชncia de compra cada vez mais alinhada ร s necessidades e desejos do pรบblicoโ, explica Elias.
O estudo tambรฉm mostrou que 50% do pรบblico decisor de compra รฉ feminino e a faixa etรกria predominante varia de 35 a 50 anos. Alรฉm disso, 80% dos entrevistados afirmaram que o ticket mรฉdio das compras varia de R$ 500 a R$ 1.500,00. Para alcanรงar esse pรบblico, os varejistas apostam em canais como redes sociais e WhatsApp para aumentar a eficรกcia das ofertas e em promoรงรตes focadas em smartphones, eletrodomรฉsticos, eletroeletrรดnicos e informรกtica.
Avaliando pelo lado do consumidor, de acordo com pesquisa divulgada pela NielsenIQ GfK Brasil, o ano de 2024 apresenta uma boa performance nas principais sazonalidades do ano. Em comparaรงรฃo a 2023, o Saldรฃo Janeiro teve um crescimento de 5% em faturamento, a Consumer Week aumentou 23% em vendas de unidades e 10% em faturamento, e Dia das Mรฃes teve um crescimento de 14% em unidades e 5% em fatiramento, e a Black November tende a seguir esse movimento.
A tendรชncia รฉ que em 2024, por conta do evento climรกtico La Niรฑa durante o perรญodo, produtos como cafeteira, lava e seca, secador de cabelo e produtos relacionados ao maior conforto e praticidade em dias frios. No geral, segundo o estudo, a categoria que tambรฉm tende a manter o bom resultado รฉ a de refrigeradores, com aumento de 15% na procura.
A pesquisa destaca, tambรฉm, que comportamento do consumidor tende a mudar com relaรงรฃo a 2023, ou seja, eles estarรฃo mais confortรกveis em investir neste ano e um dos principais motivos de investimento รฉ a troca de produtos quebrados ou antigos e compra de produtos por recomendaรงรฃo.
O perfil do consumidor รฉ outro dado que chama a atenรงรฃo na pesquisa: 57% sรฃo mulheres de atรฉ 44 anos, consolidando o pรบblico feminino como decisor de compra. A escolha do tipo de varejo รฉ outro ponto considerรกvel durante a Black November, com 64% optando por varejos que oferecem os melhores preรงos, 28% pelos que contam com entrega grรกtis, 25% optam pela disponibilidade, 17% pelo parcelamento e 16% pela facilidade de comparar os produtos. Esse รบltimo destaca um dos motivos dos varejistas investirem em tecnologias e melhor navegabilidade dos seus sites.
Outro dado importante รฉ que o canal online apresenta estabilizaรงรฃo nos รบltimos anos, mas ainda continua como protagonista da sazonalidade: ao longo do ano em torno de 25% das jornadas sรฃo puramente fรญsicas, na Black November elas representam 22%, refletindo a importรขncia do digital durante o mรชs de promoรงรตes.
Embora o investimento em estratรฉgias de marketing digital, juntamente com a atenรงรฃo ร experiรชncia do cliente destaca-se como um diferencial para os varejistas que buscam diferencial nesse perรญodo competitivo, ajustar as ofertas para o novo cenรกrio de novas demandas dos consumidores se mostra ainda mais vantajoso para a maximizaรงรฃo de vendas, tornando a Black November nรฃo apenas um evento lucrativo, mas alinhado ร s tendรชncias emergentes. โA combinaรงรฃo entre as estratรฉgias e a antecipaรงรฃo dos novos comportamentos de consumo pode garantir resultados muito mais expressivosโ, conclui Elias.