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Black Friday no varejo digital: o que esperar e como se preparar para a data

Estamos nos aproximando de uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro: a Black Friday. No entanto, รฉ preciso entender que a dinรขmica do mercado tem mudado nos รบltimos anos, e os anunciantes precisam se adaptar a essas transformaรงรตes para obter o mรกximo de proveito das oportunidades do perรญodo.

Podemos dizer que nos รบltimos dois anos o final de semana da Black Friday gerou certa frustraรงรฃo, ficando abaixo das expectativas gerais – ainda que o desempenho do varejo no mรชs como um todo venha apresentando altas consistentes ano apรณs ano. Isso traz cada vez mais a atenรงรฃo do mercado para a chamada Black November. 

Em 2023, a Black Friday movimentou R$ 4,5 bilhรตes no comรฉrcio online, 14,4% abaixo do movimentado no ano anterior. No entanto, ao considerar todo o mรชs de novembro de 2023, o varejo brasileiro registrou um avanรงo de 2,2% em comparaรงรฃo ao mesmo perรญodo de 2022, segundo o IBGE. Jรก um levantamento global realizado pela RTB House mostrou que novembro gera atรฉ 20% mais conversรตes do que o segundo maior pico do ano (dezembro), refletindo a importรขncia de um planejamento estratรฉgico que vรก alรฉm da sexta-feira.

Para muitos consumidores, a Black November รฉ uma oportunidade para economizar e realizar investimentos maiores, jรก que muitos aguardam este perรญodo para fazer compras significativas. Em vista disso, se antes a expectativa ficava restrita a um รบnico dia de ofertas, hoje a data estรก diluรญda, com consumidores esperando um perรญodo maior de promoรงรตes.

Planejamento e antecipaรงรฃo sรฃo fundamentais

Para garantir o sucesso dos seus esforรงos em um dos momentos mais importantes para o e-commerce, รฉ fundamental planejar estratรฉgias de curto, mรฉdio e longo prazos. Para aproveitar todo o potencial em torno da data, รฉ importante jรก preparar sua marca e o seu site para a oportunidade de escala de vendas que almejamos em novembro.

Dados da RTB House sobre a Black Friday mostram que os anunciantes que investem em campanhas de prospecรงรฃo jรก a partir do terceiro trimestre do ano tendem a alcanรงar melhores resultados em novembro, sobretudo por construรญrem uma base maior de usuรกrios potenciais para escalar campanhas de conversรฃo como o retargeting. 

Isso ocorre porque durante a Black November hรก um aumento de 4,5 vezes no nรบmero de usuรกrios engajando com as marcas, e de 3,7 vezes se olharmos para usuรกrios inativos, o que ressalta o potencial da data para aumentar a base de clientes a partir de campanhas de prospecรงรฃo e engajamento.

Checklist de planejamento de mรญdia para a Black Friday

  • Dilua os seus investimentos: no lugar de uma data fixa, invista numa abordagem Black November e inicie as ofertas com alguns dias ou semanas de antecedรชncia;
  • Aumente e aqueรงa a sua base de usuรกrios antecipadamente: a partir do terceiro trimestre, invista em campanhas de prospecรงรฃo para engordar o funil de vendas e possibilitar escala no volume de conversรตes em novembro;
  • Diferencie-se da concorrรชncia: crie oportunidades ou descontos exclusivos, como pรกginas especรญficas de descontos com marcas parceiras (co-branding);
  • Conheรงa o seu pรบblico: realize testes A/B antecipadamente para entender quais mensagens, criativos e ofertas funcionam melhor com seu pรบblico;
  • Inclua outras รกreas no planejamento:ย cheque a integraรงรฃo de estoque e logรญstica com o e-commerce, a fim de evitar falhas de tagueamento e feed;
Andrรฉ Dylewski
Andrรฉ Dylewski
Andrรฉ Dylewski รฉ diretor de Desenvolvimento de Negรณcios da RTB House na Amรฉrica Latina. ร‰ formado em Engenharia Elรฉtrica, com MBA em Gestรฃo de Negรณcios e mestrado em Tecnologia da Informaรงรฃo.
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