More
    InícioArtigosUma nova era na Mundial Logistics: Meus primeiros passos como CEO e...

    Uma nova era na Mundial Logistics: Meus primeiros passos como CEO e a inauguração do novo CD e sede da companhia

    Aceitar o convite do Fernando Passos para assumir o cargo de CEO da Mundial Logistics é um marco significativo que inicia uma nova fase tanto na minha carreira quanto na trajetória da companhia, representando o começo de um período de crescimento e inovação. Com a responsabilidade de liderar esta empresa que completou recentemente 25 anos com uma história rica e um futuro promissor, compartilho com vocês as estratégias e visões que guiarão nossos próximos passos, com destaque especial para a inauguração em breve do nosso novo Centro de Distribuição e da sede própria da Mundial. Este projeto de expansão contará com a implantação de inteligência artificial e automação das operações do novo CD. É um empreendimento que, por si só, diz muito sobre o nosso novo posicionamento de mercado.

    A transição do comando para um CEO e a constituição de um Conselho de Administração são decisões que refletem a evolução da nossa governança corporativa. Fernando Passos, fundador da Mundial, assume como presidente do conselho de administração. A experiência e o legado do Fernando são inestimáveis, e é com grande honra e imenso respeito que darei continuidade ao trabalho dele, com a missão de levar a Mundial Logistics a novas conquistas transformadoras.

    Vamos mostrar para as indústrias que atendemos que, mais que operadores logísticos, podemos atuar como verdadeiros agentes de negócio para elas, oferecendo soluções inteligentes para a cadeia de valor de nossos clientes, afinal, temos muito claro o nosso propósito que é “Fazer Marcas Venderem Mais”.

    O novo Centro de Distribuição e nova sede da Mundial Logistics: Um marco no setor

    Certamente um dos primeiros grandes momentos da minha gestão será a inauguração do novo CD e da sede própria da companhia, um projeto onde investimos 30 milhões de reais somente em infraestrutura, e que representa um avanço significativo na nossa capacidade operacional e tecnológica. Localizado estrategicamente perto do Aeroporto de Guarulhos, a menos de 2km das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, o CD possui 40.000 m² para armazenagem e faz parte de um complexo logístico de 147.000 m² do qual o grupo é sócio. Com essa expansão, aumentaremos nossa capacidade para 80.000 posições paletes somente em Guarulhos, esse espaço foi projetado para atender às demandas dos setores de saúde e trade marketing, oferecendo soluções modernas e eficientes para nossos clientes.

    Com 45 mil posições paletes e a incorporação de tecnologias avançadas, como torre de controle de última geração e sistemas de automação e inteligência artificial (IA), o novo CD não só melhora nossa eficiência operacional, mas também garante a entrega de serviços da mais alta qualidade. Este investimento amplia nossa capacidade de operação e nos posiciona na vanguarda das soluções logísticas para setores regulados por órgãos sanitários, incluindo medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas.

    A inauguração simultânea da nova sede e do novo CD é apenas o começo de uma jornada promissora para desafiarmos o status quo da logística brasileira e fazer nossos clientes venderem mais. Importante destacar que, não por acaso, o projeto arquitetônico da nova sede é inspirado no mundo de startups de tecnologia e não na logística tradicional. Minha visão para a Mundial é atingir o “Encantamento dos Clientes” através de três pilares principais:

    1. Valorização das nossas pessoas

    Pessoas capacitadas, com espírito colaborativo e senso de propósito comum garantem o entrosamento dos times que é essencial para a eficiência interna dos processos.   

    Muitas empresas afirmam que as pessoas são o ativo mais importante, mas na prática não garantem o clima de segurança psicológica necessário para inovação e alta performance. Terminam repetindo clichês. Na minha opinião, quando se trata de serviços logísticos, é ter pessoas que tenham “paixão por servir” e que se indignem com o mal serviço, reagindo para recuperá-lo e corrigindo tempestivamente os problemas que inevitavelmente ocorrerão. 

    1. Excelência dos processos operacionais:

    Excelência tem sido uma palavra repetida nos power points e pouco atingida na vida real. Sabemos do grande desafio que é colocá-la em prática na indústria de serviços, considerando o nível de desigualdade social e analfabetismo funcional do Brasil. O fundamental é ter cuidado com os detalhes em cada um dos principais ingredientes capazes de dar vida a esta palavra: gente, processos e tecnologia.

    1. Transformação tecnológica:

    O mercado para operadores logísticos brasileiro é grande e pulverizado, conforme estudos ILOS/ABOL. Temos um potencial enorme para a aplicação de novas tecnologias na oferta de serviços inteligentes para otimização e digitalização da Supply Chain. Tecnologias como IAs conversacionais, automação, robôs, IoT, blockchain, por exemplo, ainda são pouco utilizadas e este cenário tende a mudar rapidamente daqui para frente. Meu papel será garantir que a Mundial atuará com um agente desta mudança de patamar.

    Desenvolvendo cada pilar acima dentro de uma sólida agenda ESG, garantiremos a sustentabilidade do crescimento acelerado que está por vir.

    Mundial Promocional e Healthcare: Nossos Casos de Sucesso

    Na Mundial Logistics temos duas divisões essenciais para nossa estratégia de mercado: a Mundial Promocional e a Mundial Healthcare.

    Mundial Promocional e MOne são dedicadas a criar soluções inovadoras para o trade marketing. Oferecemos desde o manuseio, armazenamento e distribuição rodo e aérea, até a criação de estratégias personalizadas para o Ponto de Venda (PDV), com o objetivo de ajudar marcas a se destacarem e aumentarem suas vendas. Contamos com uma avançada plataforma de integração de informações de toda a cadeia logística promocional, de ponta a ponta unindo dados dos fornecedores de nossos clientes, nossos CDs, 88 bases de armazenagem avançadas em todo o Brasil, entregas no last-mile e ações no PDV.  

    Mundial Healthcare é nosso braço especializado em logística para o setor de saúde. Operamos produtos acabados, amostras grátis e materiais promocionais para indústrias farmacêuticas em 30 mil m2 de armazéns. Fornecemos um serviço completo, que vai desde a armazenagem de medicamentos e dispositivos médicos até a entrega final desses produtos. Com parcerias estratégicas com empresas líderes no mercado, estamos preparados para ser o parceiro logístico ideal para as principais marcas do setor de saúde.

    Por fim, assumir a posição de CEO da Mundial é um desafio que abraço com alegria e um profundo senso de responsabilidade.

    Estou animado para o que o futuro nos reserva e confiante de que alcançaremos grandes conquistas. Agradeço a cada membro da nossa equipe, aos nossos parceiros e clientes pela confiança depositada na Mundial Logistics. Com uma base sólida e uma visão clara, estou convencido de que faremos história!

    Eduardo Leonel
    Eduardo Leonel
    Leonel se define como um engenheiro apaixonado por serviços para Supply Chain. É formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e especialização em Strategic Thinking pela Cambridge Judge Business School. Construiu uma sólida carreira em Supply Chain com iniciativas como empreendedor e como executivo. Foi sócio fundador da Volo Logística e ocupou posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais como TNT (atual Ceva), Michelin, Saint Gobain, Katoen Natie, Libra e TPC/Simpar. Ao longo de sua trajetória liderou projetos de transformação digital e crescimento empresarial, participando ativamente de agendas de inovação para o desenvolvimento de estratégias e soluções em logística para os setores de saúde, varejo e bens de consumo.
    MATÉRIAS RELACIONADAS

    RECENTES

    MAIS POPULARES