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    Transformações no marketing B2B: como a tecnologia está redefinindo as estratégias entre empresas

    O marketing B2B enfrenta uma revolução impulsionada pela tecnologia. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 65% das empresas usam Gen AI ao redor do mundo, afirmando ser um dos principais caminhos para se obter retorno financeiro. De forma geral, é possível perceber que as empresas têm aplicado a IA generativa sobretudo em marketing, vendas e desenvolvimento de produtos e serviços. E qual a consequência disso?  Práticas tradicionais de relacionamento precisam ceder espaço para abordagens cada vez mais personalizadas, automatizadas e baseadas em dados, que transformam a forma como os negócios se conectam e fecham parcerias.

    No B2B, o processo de vendas é notoriamente mais elaborado e demorado do que no B2C. A pesquisa B2B Buyer Behavior Study, realizada pela empresa DemandGen, aponta que, em média, 11 pessoas estão envolvidas em negociações B2B, chegando possivelmente em até 20 decisores por compra. O número elevado, é reflexo da complexidade das transações, uma vez que envolvem produtos ou serviços de alto valor e impacto direto nas operações da empresa. Muitas vezes, diversos níveis executivos precisam ser consultados, para garantir que a escolha seja segura, eficiente, e alinhada aos objetivos estratégicos do negócio. Neste cenário, a personalização, automação e análise de dados emergem como ferramentas essenciais para negócios que visam crescer e se destacar no mercado.

    Personalização como chave para relacionamentos sólidos

    A personalização, por exemplo, é uma das estratégias que mais impacta o sucesso das campanhas de marketing B2B. De acordo com um estudo da Everage, 88% dos profissionais do setor reportam um aumento nas taxas de conversão ao adaptarem seus conteúdos às necessidades específicas de cada cliente. No contexto B2B, personalizar significa mais do que simplesmente endereçar o nome da empresa. Trata-se de entender as dores específicas de cada consumidor, seus desafios e, a partir disso, oferecer soluções sob medida.

    Ao implementar essa estratégia, as marcas conseguem posicionar-se como parceiras de confiança e especialistas no setor, aumentando não só as chances de conversão, mas também a longevidade do relacionamento comercial. 

    Automação: ganhos em produtividade e eficiência

    Outro ponto de virada no marketing B2B é a automação. Tecnologias que automatizam processos e vendas permitem às empresas segmentar suas audiências com maior precisão, otimizando recursos. A solução também possibilita um acompanhamento mais próximo do retorno sobre o investimento (ROI), algo crucial em um mercado em que os ciclos são longos e exigem uma alocação eficiente de tempo e orçamento.

    Outros estudos realizados pela McKinsey, indicam que a implementação de tecnologias da Indústria 4.0 pode elevar a produtividade em até 30%. Isso libera as equipes de vendas para se dedicarem a tarefas mais estratégicas, como a criação de campanhas personalizadas e o desenvolvimento de propostas de valor mais robustas.

    Account-based marketing e análise de dados

    Práticas como o Account-Based Marketing (ABM) também estão ganhando força. Essa atividade condiz em reunir esforços das áreas de marketing e vendas, em ações estratégicas e com foco em adquirir leads qualificados e personalizados, que são chamados de “contas”. Segundo um estudo da Siriusdecisions, mais de 90% dos profissionais B2B julgam a estratégia como de extrema importância. 

    Ao focar em contas específicas, com alto potencial de retorno, o ABM aumenta a eficiência das campanhas e reduz os ciclos de vendas. Além disso, o uso de análise de dados está permitindo que as empresas ajustem continuamente suas estratégias. A crescente adoção de big data possibilita insights valiosos que ajudam a identificar oportunidades de negócio, prever comportamentos de compra e otimizar cada ponto de contato com o cliente.

    Em um ambiente de vendas tão competitivo, esses dados são a chave para ajustar as abordagens e garantir que a equipe esteja focada em leads altamente qualificados. Atualmente, vemos como a combinação de personalização, automação e análise de dados pode aliviar a carga sobre os times, garantindo que os esforços sejam direcionados apenas para clientes com maior potencial de conversão.

    O futuro do marketing B2B

    O marketing B2B está deixando de ser apenas uma ferramenta de alcance e visibilidade para se tornar um elemento crucial na construção de relacionamentos de longo prazo. Investir em estratégias tecnológicas avançadas, como a inteligência artificial e o big data, já é uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas. Segundo a pesquisa da McKinsey, divulgada em maio de 2024, 5% das companhias que dizem usar a Gen AI em seus negócios já atribuem mais de 10% do lucro operacional da empresa ao uso correto das ferramentas.

    A personalização permite entregar valor real ao cliente, enquanto a automação traz eficiência e precisão ao processo. Já a análise de dados oferece uma visão estratégica que pode transformar os resultados de uma empresa. À medida que o setor continua a evoluir, essas ferramentas tecnológicas serão os pilares que determinarão o sucesso ou o fracasso das campanhas de marketing B2B.

    Quem adota essa transformação com rapidez terá uma vantagem competitiva significativa. Afinal, em um mercado no qual as decisões são baseadas em dados, personalização e eficiência, estar à frente significa conquistar novos clientes e a fidelização a longo prazo. Empresas que abraçam essas inovações estão construindo resultados mais expressivos no presente, e um legado de crescimento sustentável para a posteridade. A tecnologia, aliada a estratégias bem estruturadas, se consolida como o alicerce para transformar desafios em oportunidades e criar um diferencial. O futuro do marketing B2B é agora, e quem agir proativamente terá a chance de liderar essa nova era de negócios.

    Lucas Lanzoni
    Lucas Lanzoni
    Lucas Lanzoni é head de Marketing na startup Meetz. Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Libero, atua há mais de 12 anos no mercado de Comunicação. Já passou por agências e empresas, como Netshoes e Lastlink. Com uma carreira focada em temas como cultura urbana, consumo, comportamento jovem e inovação, desenvolveu e colaborou com diversos projetos e ações envolvendo influenciadores digitais, imprensa e os mais variados públicos.
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