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    O poder do design para garantir a melhor experiência do consumidor

    Quando falamos em gestão de marcas, é importante que consigamos trabalhar diferentes conceitos e ferramentas para nos manter no mercado. Uma delas é o acompanhamento das tendências e inovações que surgem todos os dias. E esse tópico é muito empolgante para mim que sempre fui ligada ao branding e à comunicação estratégica.

    Há seis anos à frente da área de marketing e vendas de uma empresa especializada em produtos para bebês, entendo que para manter uma marca de puericultura leve sempre atualizada, é necessário focar os esforços e estratégias nos consumidores finais: os pais. E uma das formas que encontramos é no cuidado com o design dos produtos e de suas embalagens. Afinal, estes são os primeiros pontos de contato na busca do produto adequado. 

    O cuidado e a atenção aos detalhes nasce com a empresa. No caso da minha, vem desde a década de 70, quando o fundador, um habilidoso engenheiro de plásticos e pai de família, se uniu a cientistas, médicos e designers da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, para desenvolver um produto que combinava design atraente e funcional com benefícios médicos comprovados. Essa é a essência e o caminho para atender e conquistar o consumidor.

    Por trabalhar em uma empresa global, com fabricação de produtos na Europa, são realizadas, de forma constante, pesquisas de mercado e uma troca com os países em que há vendas da marca, com foco no estilo de vida das famílias, guias de agências de tendências e feiras de moda infantil. Isso permite que consigamos trazer emoção e variedade com grande diversidade de cores e estampas, que se renovam anualmente.

    O mais poderoso no design é que ele não é apenas estético, ele é funcional. No caso das colheres termossensíveis, por exemplo, foi desenvolvida para mudar de cor caso o alimento estiver quente demais para o bebê, além de contar com estojo que mantém os produtos higienicamente separados, sendo ideal para transporte.

    Todo esse cuidado faz bastante diferença para os pais, principalmente os de primeira viagem, facilitando no dia a dia e deixando uma lembrança carinhosa. E para quem trabalha com produtos de puericultura leve, para empresas como a que eu atuo, esse cuidado deixa um legado para outras gerações.

    Outro exemplo é o clip dos prendedores de chupeta. Particularmente, gosto deste exemplo pois ele foi feito para ser preso na roupa com apenas uma mão, dado que muitas vezes, os pais estão com a outra ocupada (às vezes segurando o próprio bebê). Ainda falando sobre o setor de puericultura leve, a funcionalidade da chupeta que brilha no escuro é uma inovação que me encanta. Ela  facilita encontrá-la em um momento em que ninguém pretende acender a luz, principalmente para não acordar o pequeno que já pegou no sono.

    Marcela Issa
    Marcela Issa
    Marcela Issa é Diretora de Marketing e Vendas da MAM Baby no Brasil.
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