A sazonalidade logística é um dos cenários inevitáveis e pode ser causada por diferentes motivos, como as condições climáticas, que afetam o processo como um todo; o aumento da demanda com a chegada de datas comemorativas; e as grandes promoções. O professor do curso de Administração da Universidade Santo Amaro (Unisa), Marcos de Oliveira Morais, explica como organizar a área da logística para o período.
Para o especialista, manter todos os elos da cadeia de suprimentos funcionando de maneira integrada é um elemento chave. “Parcerias e relações de reciprocidade são fundamentais para que o trabalho aconteça com qualidade e seriedade. É extremamente relevante identificar esses períodos para que se possa organizar não somente as demandas, mas também a operacionalização”, ressalta Marcos.
Segundo o professor, o gerenciamento de estoque é fundamental. Para isso, vários modelos de softwares disponíveis no mercado podem auxiliar nesse processo. A gestão eficiente da logística também contribui para a redução dos problemas nas entregas, para isso uma gestão de frotas e de colaboradores torna-se relevante.
A mão de obra qualificada é um diferencial competitivo para o atendimento das expectativas das empresas envolvidas no processo de distribuição, além de melhorar a imagem da organização, impactando na confiabilidade para o cliente final e na qualidade do serviço. Uma possibilidade para se organizar as entregas é a terceirização do processo logístico, com a contração de empresas parceiras.
Investir no processo de inovação e tecnologia torna-se um processo irreversível. As organizações que buscam esses desenvolvimentos juntamente com a qualificação dos seus colaboradores possuem vantagens competitivas frente aos seus concorrentes e permitem agregar valor aos seus clientes.