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Estratégias de distribuição são um diferencial competitivo na Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo consumidor brasileiro, que busca descontos significativos e boas oportunidades para adquirir eletrodomésticos, eletrônicos e itens de tecnologia. Para atender à alta demanda, as empresas precisam muito mais do que boas promoções: é crucial ter uma estratégia de distribuição eficiente, que contemple diferentes canais e formatos. No cenário atual, marcar presença em variados varejistas, com lojas físicas e plataformas online, é não apenas um diferencial competitivo, e sim uma necessidade.

O consumidor de hoje é híbrido: ele pesquisa online, mas pode preferir retirar na loja física, ou vice-versa. Ao marcar presença tanto nos grandes varejistas online quanto em redes físicas, as marcas conseguem atingir diferentes perfis de consumidores e oferecer flexibilidade na jornada de compra. 

A estratégia de distribuição deve ser pensada para assegurar que os produtos cheguem rapidamente, estejam disponíveis em todas as regiões e ofereçam conveniência. Contar com parceiros de peso no varejo digital, como grandes marketplaces, permite alcançar um público amplo e diversificado. Paralelamente, a presença em lojas físicas fortalece a experiência de quem ainda prefere o contato direto com os produtos e o atendimento presencial.

Além disso, há também o público que valoriza o modelo híbrido de compra: realizar o pedido online e retirar no ponto físico. Essa combinação tem crescido exponencialmente, pois reduz o tempo de espera e custos com frete, além de ser uma excelente oportunidade para potencializar vendas adicionais no ponto de retirada. Segundo informações da Euromonitor International, a previsão é que, até 2025, as lojas físicas representem até 82% do total de vendas. Um dos principais motivos é o desejo imediato de ver e ter o produto em mãos, presencialmente.

Portanto, para que a empresa esteja à frente nesta Black Friday, é essencial que haja uma estratégia robusta de distribuição, tanto no ambiente digital quanto físico. Assim, é possível garantir que os clientes sejam atendidos de forma eficiente e ágil, transformando a experiência de compra ainda mais satisfatória, oferecendo conveniência e qualidade em todas as etapas da jornada do consumidor.

Caleb Bordi
Caleb Bordi
Caleb Bordi é gerente de Marketing da Philips Walita.
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