InícioArtigosCRM: cinco maneiras para beneficiar empresas de pequeno porte

CRM: cinco maneiras para beneficiar empresas de pequeno porte

Com o mercado cada vez mais competitivo, pequenas empresas buscam alternativas para otimizar operações e construir relacionamentos sólidos com os clientes. Nesse contexto, a adoção de Customer Relationship Management (CRM) – ou sistema de gestão de relacionamento com o cliente – torna-se um diferencial estratégico. Um levantamento da Grand View Research afirma que o mercado mundial de CRM deve atingir US$ 157,6 bilhões até 2030. 

Mais do que organizar e centralizar informações, o CRM ajuda a aumentar as vendas, aprimorar a produtividade e reduzir custos. Augusto Barretto, estrategista de marketing, fundador da Ti Nordeste e idealizador do Simplo CRM, destaca: “Um CRM permite que empresas pequenas maximizem as vendas e alcancem um novo patamar de produtividade, focando no cliente e nas oportunidades do mercado de forma simples e eficaz”.

Dados da Finance Online mostram o impacto positivo do uso de CRMs em empresas de pequeno porte, apontando melhorias significativas nas áreas de vendas, fidelização de clientes, produtividade e eficiência operacional. Abaixo, cinco maneiras de como o CRM pode beneficiar esses negócios:

1. Aumento nas vendas e conversão de clientes

Com os dados indicando um aumento potencial de até 29% nas vendas, um CRM facilita o acompanhamento de cada etapa do ciclo de vendas, automatizando o envio de orçamentos e ofertas para maximizar as oportunidades de conversão. “É uma maneira relativamente simples de impulsionar resultados, mas que muitas vezes não recebe a devida atenção”, comenta Barretto.

2. Relacionamento e fidelização de clientes

Estabelecer um relacionamento duradouro é essencial para fidelizar clientes, e 74% dos usuários do CRM relatam uma melhoria significativa na satisfação dos consumidores. Ao centralizar o histórico de cada um deles, os negócios oferecem um atendimento personalizado, aumentando a retenção e a lealdade.

3. Ganho de produtividade e eficiência operacional 

Os dados mostram que 73% dos profissionais que utilizam CRM relatam um ganho de eficiência e 50% observam aumento na produtividade, agilizando o atendimento e o processo de vendas. “Automatizar processos repetitivos libera o tempo da equipe para tarefas estratégicas”, ressalta o especialista. 

4. Redução de custos operacionais

A otimização do fluxo de trabalho também gera economia. 40% dos CEOs que utilizam CRM percebem uma redução significativa nos custos operacionais, ajudando a direcionar recursos para outras áreas.

5. Integração e centralização de ferramentas essenciais

Um bom CRM oferece integrações com ferramentas como WhatsApp Business, e-commerce e calendários digitais. “É uma forma de garantir uma gestão mais prática, facilitando a centralização dos dados. Isso é especialmente importante para pequenos negócios, que possuem pouca mão de obra e precisam visualizar os processos de uma forma mais clara”. 

O Simplo CRM é uma plataforma que disponibiliza soluções para gerenciamento de clientes, marketing e vendas a preços acessíveis, com o intuito de viabilizar a solução para pequenos negócios. Os efeitos positivos são comprovados pela Impermaster Engenharia, que registrou um aumento de 58% nas vendas em apenas um mês de uso.

Segundo Barretto, “O Simplo CRM é mais do que uma plataforma; ele transforma a maneira como as empresas lidam com cada etapa da jornada de vendas, centralizando dados e acompanhando o progresso de cada interação, permitindo uma melhora visível nos resultados. Essa é a consequência mais óbvia para organizações que apostam em CRM”.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://44.200.198.2
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

RECENTES

MAIS POPULARES

Preferências de Privacidade
×

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Alguns são essenciais para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a analisar e melhorar sua experiência de uso. Por favor, reveja suas opções e faça sua escolha.

Se você tiver menos de 16 anos, certifique-se de ter recebido o consentimento dos seus pais ou responsáveis para todos os cookies não essenciais.

Sua privacidade é importante para nós. Você pode ajustar suas configurações de cookies a qualquer momento. Para mais informações sobre como usamos seus dados, leia nossa política de privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento clicando no botão de configurações abaixo.

Observe que, se você optar por desativar alguns tipos de cookies, isso poderá afetar sua experiência no site e os serviços que podemos oferecer.

Cookies e serviços essenciais ativam funções básicas e são necessários para o funcionamento correto do site. Esses cookies e serviços não requerem o consentimento do usuário, de acordo com o GDPR.
Mostrar detalhes
mhcookie
csrf_token
pushalert_*_subs_status
usprivacy
wordpress_logged_in_*
wordpress_test_cookie
wp_lang
wp-settings-*
wp-settings-time-*
Cookies de estatísticas coletam informações de uso, permitindo-nos obter insights sobre como os visitantes interagem com nosso site.
Mostrar detalhes
_ga
_ga_*
real_cookie_banner-v:3_blog:1_path:eb37eea
Esta categoria inclui todos os cookies, domínios e serviços que não se enquadram nas outras categorias específicas ou que não foram explicitamente categorizados.
Mostrar detalhes
mhcookie
pa_*_last_url
pa_74756_1_sb_shown
pushalert_*_subs_id

Some required resources have been blocked, which can affect third-party services and may cause the site to not function properly.

Allow all required resources Allow all cookies and services

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e garantir o funcionamento adequado do site. Ao continuar a usar este site, você reconhece e aceita o uso de cookies.

Aceitar todos Aceitar apenas os necessários Detalhes