Com o mercado cada vez mais competitivo, pequenas empresas buscam alternativas para otimizar operações e construir relacionamentos sólidos com os clientes. Nesse contexto, a adoção de Customer Relationship Management (CRM) – ou sistema de gestão de relacionamento com o cliente – torna-se um diferencial estratégico. Um levantamento da Grand View Research afirma que o mercado mundial de CRM deve atingir US$ 157,6 bilhões até 2030.
Mais do que organizar e centralizar informações, o CRM ajuda a aumentar as vendas, aprimorar a produtividade e reduzir custos. Augusto Barretto, estrategista de marketing, fundador da Ti Nordeste e idealizador do Simplo CRM, destaca: “Um CRM permite que empresas pequenas maximizem as vendas e alcancem um novo patamar de produtividade, focando no cliente e nas oportunidades do mercado de forma simples e eficaz”.
Dados da Finance Online mostram o impacto positivo do uso de CRMs em empresas de pequeno porte, apontando melhorias significativas nas áreas de vendas, fidelização de clientes, produtividade e eficiência operacional. Abaixo, cinco maneiras de como o CRM pode beneficiar esses negócios:
1. Aumento nas vendas e conversão de clientes
Com os dados indicando um aumento potencial de até 29% nas vendas, um CRM facilita o acompanhamento de cada etapa do ciclo de vendas, automatizando o envio de orçamentos e ofertas para maximizar as oportunidades de conversão. “É uma maneira relativamente simples de impulsionar resultados, mas que muitas vezes não recebe a devida atenção”, comenta Barretto.
2. Relacionamento e fidelização de clientes
Estabelecer um relacionamento duradouro é essencial para fidelizar clientes, e 74% dos usuários do CRM relatam uma melhoria significativa na satisfação dos consumidores. Ao centralizar o histórico de cada um deles, os negócios oferecem um atendimento personalizado, aumentando a retenção e a lealdade.
3. Ganho de produtividade e eficiência operacional
Os dados mostram que 73% dos profissionais que utilizam CRM relatam um ganho de eficiência e 50% observam aumento na produtividade, agilizando o atendimento e o processo de vendas. “Automatizar processos repetitivos libera o tempo da equipe para tarefas estratégicas”, ressalta o especialista.
4. Redução de custos operacionais
A otimização do fluxo de trabalho também gera economia. 40% dos CEOs que utilizam CRM percebem uma redução significativa nos custos operacionais, ajudando a direcionar recursos para outras áreas.
5. Integração e centralização de ferramentas essenciais
Um bom CRM oferece integrações com ferramentas como WhatsApp Business, e-commerce e calendários digitais. “É uma forma de garantir uma gestão mais prática, facilitando a centralização dos dados. Isso é especialmente importante para pequenos negócios, que possuem pouca mão de obra e precisam visualizar os processos de uma forma mais clara”.
O Simplo CRM é uma plataforma que disponibiliza soluções para gerenciamento de clientes, marketing e vendas a preços acessíveis, com o intuito de viabilizar a solução para pequenos negócios. Os efeitos positivos são comprovados pela Impermaster Engenharia, que registrou um aumento de 58% nas vendas em apenas um mês de uso.
Segundo Barretto, “O Simplo CRM é mais do que uma plataforma; ele transforma a maneira como as empresas lidam com cada etapa da jornada de vendas, centralizando dados e acompanhando o progresso de cada interação, permitindo uma melhora visível nos resultados. Essa é a consequência mais óbvia para organizações que apostam em CRM”.