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    Cinco dicas simples para pequenas empresas alavancarem vendas de fim de ano com ajuda da IA

    A temporada de vendas de fim de ano que começa com a Black Friday apresenta oportunidades significativas para os pequenos empresários que talvez não estejam utilizando plenamente os recursos da inteligência artificial (IA).

    Os dados da Pesquisa Global de Empreendedorismo da GoDaddy de 2024, realizada com empreendedores e proprietários de pequenas empresas em 15 países em todo o mundo, revelam insights sobre a perspectiva dos empreendedores em relação às tecnologias de IA, aos desafios e às suas metas para o crescimento dos negócios.

    Entre os entrevistados, o marketing on-line de seus negócios foi relatado como o maior desafio para os empreendedores brasileiros quando iniciam sua jornada, enfatizando a importância e as dificuldades que envolvem eventos marcantes como a Black Friday para pequenos empreendedores.

    No entanto, os empresários brasileiros também reconheceram o potencial da IA como uma solução. Quando perguntados sobre quais áreas de seus negócios eles acham que se beneficiariam mais com a IA, a resposta mais comum foi marketing (75%). Com a GoDaddy, os proprietários de microempresas agora podem aproveitar os recursos da IA de forma rápida e simples para ajudar a maximizar as vendas da Black Friday e do fim de ano.

    1 – Faça sua marca se destacar

    No mundo da rolagem das mídias sociais, as primeiras impressões muitas vezes são as que ficam. A marca de uma microempresa é a sua primeira impressão, servindo como um farol para ajudar a atrair novos clientes, aprofundar os relacionamentos existentes e impulsionar o crescimento geral da marca.

    Com o apoio da GoDaddy, os empreendedores podem ir da ideia ao on-line com facilidade, usando a inteligência artificial para pesquisar nomes de domínio, criar um logotipo gerado por IA e um site completo gerado por IA em apenas alguns minutos para fazer sua marca brilhar.

    2 – Destaque-se com SEO alimentado por IA

    O marketing usando mecanismos de pesquisa pode ajudar as microempresas a otimizar a classificação do site, atrair tráfego e superar o burburinho da Black Friday – e com o pacote completo da GoDaddy, tudo isso é alimentado por IA.

    A grande maioria das compras on-line geralmente começa com uma simples pesquisa, o que significa que, se o seu site tiver uma classificação mais alta para pesquisas relevantes, os clientes poderão escolher sua empresa em vez de um concorrente com classificação mais baixa. Para as pequenas empresas, encontrar pequenas vantagens como essas pode ser crucial para ajudar a superar o ruído de um evento marcante como a Black Friday.

    3 – Arrase nas descrições de seus produtos

    Outro uso da IA é a ajuda na elaboração de descrições de produtos para serem colocadas em seu site ou em outros mercados onde você possa vender, incluindo, entre outros, Mercado Livre, Amazon, eBay etc.

    As descrições de produtos oferecem uma oportunidade de se afastar do jargão complicado e pouco envolvente do setor, que às vezes pode ser difícil para os consumidores entenderem. Em vez disso, os empreendedores podem usar as descrições de produtos para contar a história de uma marca, enfatizar as raízes da comunidade local e falar com a pessoa real que está comprando seu produto ou serviço. Apenas tenha o cuidado de manter em mente a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), com a qual a IA pode ajudar.

    4 – Crie expectativa e entusiasmo nas mídias sociais

    A IA pode ser um potencial salva-vidas de marketing para os proprietários de empresas que talvez sintam falta de tempo ou dos recursos necessários para promover seus negócios on-line sem uma equipe de marketing dedicada ou acesso a plataformas de marketing digital. Os dados da GoDaddy mostram que o marketing on-line de seus negócios – que pode incluir o uso de ferramentas de IA para mídias sociais, anúncios, promoções e assim por diante – foi o maior desafio enfrentado pelos empreendedores brasileiros quando começaram seus negócios, por uma margem significativa.

    Para os consumidores, pesquisar as melhores ofertas na sexta-feira da Black Friday – um dia de semana em que muitos vão estar no trabalho – pode ser demorado e difícil. Utilizar a mídia social para destacar as próximas ofertas da Black Friday tem o potencial de atrair consumidores que já estão decididos a comprar um produto ou serviço específico e estão simplesmente esperando pelo primeiro desconto atraente disponível.

    A IA também pode ajudar a criar vídeos e gráficos, o que é fundamental para promover produtos em plataformas visuais como o Instagram e o TikTok. Com recursos de compras integrados, essas plataformas permitem que as microempresas vendam diretamente aos consumidores a partir de uma publicação, tornando a IA uma ferramenta atraente para aprimorar a presença on-line de uma empresa.

    5 – Envie e-mail marketing atraentes

    No período que antecede a Black Friday e a temporada de vendas de fim de ano, o envio de propagando por e-mail marketing podem oferecer um método econômico de interagir repetidamente com clientes novos ou existentes.

    A capacidade da IA de redigir textos, como uma linha de assunto atraente ou uma chamada à ação convincente, torna-a uma ferramenta relevante para aprimorar os e-mails enviados com o objetivo de promover o envolvimento do cliente, inclusive incentivando a compra de produtos ou serviços.

    Para os proprietários de pequenas empresas que precisam de uma plataforma de lançamento para começar a usar o marketing por e-mail e para ajudar a se conectar com os clientes com apenas alguns cliques, a IA também pode criar uma variedade de modelos de e-mail para corresponder à sua marca e ao seu tom de voz, bem como gráficos de apoio para tornar seus boletins informativos visualmente atraentes.

    Boas vendas

    Ao longo da Black Friday e da temporada de fim de ano, pequenas empresas podem transformar suas estratégias com a ajuda da inteligência artificial, tornando suas operações mais eficientes e eficazes. Ao explorar o poder da IA para fortalecer a presença on-line, otimizar descrições de produtos e criar campanhas de e-mail e redes sociais envolventes, pequenos empreendedores têm a oportunidade de se destacar em meio à concorrência. Com o apoio da GoDaddy, essas empresas podem aproveitar ao máximo a tecnologia para criar experiências de compra marcantes e fortalecer sua marca, impulsionando, assim, suas vendas e fidelizando novos clientes.

    Luiz D’Elboux
    Luiz D’Elboux
    Luiz D’Elboux é Country Manager da GoDaddy no Brasil. Luíz é um apaixonado por novas tecnologias e especialista em marketing digital, com cerca de 20 anos de experiência em iniciativas de marketing adaptadas para aumentar o reconhecimento de marcas, lançar novos produtos, crescer a base de clientes, melhorar o envolvimento e monetização de serviços e produtos on-line. É bacharel em Ciências da Computação, tem pós-graduação em Negócios da Comunicação pela FGV, curso de Storytelling, Comunicação e Estudos de Mídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduação em Negócios Digitais no Emeritus Institute of Management.
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