Por Luiz D’Elboux – Country Manager Brasil – GoDaddy
São Paulo, novembro de 2024 – As empresas criadas e dirigidas por mulheres contribuem para as economias locais, criam novos empregos e sustentam as famílias, tornando essencial o apoio às mulheres no empreendedorismo digital e trabalhar para garantir que as oportunidades sejam inclusivas para todos. A Pesquisa Global de Empreendedorismo 2024 da GoDaddy mostrou que 56% dos brasileiros pesquisados se classificaram como mulheres empreendedoras.
Com isso em mente, o Dia do Empreendedorismo Feminino, que se comemora neste dia 19 de novembro, oferece uma oportunidade de reconhecer o impacto das mulheres no empreendedorismo, avaliar o cenário atual que elas enfrentam e compartilhar percepções sobre as maneiras pelas quais elas continuam a prosperar.
As mulheres podem iniciar um negócio on-line com um dispositivo digital a qualquer momento
Uma nova era de oportunidades e acessibilidade para mulheres empreendedoras está em andamento. As mulheres empreendedoras no Brasil têm maior probabilidade de serem mais jovens do que os homens; quase três em cada 10 (29%) das mulheres empreendedoras pesquisadas têm menos de 30 anos, em comparação com apenas 21% dos homens. Além disso, mais da metade (56%) das mulheres empreendedoras no Brasil disseram que não concluíram a universidade, desmentindo um requisito comumente percebido para iniciar um negócio.
Esses dados destacam que as mulheres empreendedoras de diversas origens e em diferentes estágios da vida estão mais capacitadas do que nunca para levar sua ideia de negócio para o mundo on-line devido às tecnologias digitais disponíveis.
No Brasil, elas também demonstram mais otimismo. Nos próximos três a cinco anos, 46% das mulheres pesquisadas disseram que esperam que seus negócios cresçam rapidamente (definido como um crescimento de pelo menos 50%), mais do que os 33% dos homens empreendedores no Brasil que preveem o mesmo crescimento.
Com a rápida aproximação de um novo ano, o otimismo dessas entrevistadas incentiva as aspirantes a empreendedoras no Brasil e no mundo a considerar dar o salto para se tornar proprietárias de uma empresa.
As tecnologias de IA podem ajudar a nivelar o campo de atuação, mas é necessário mais apoio
A inteligência artificial (IA) tem o potencial de desempenhar um papel fundamental no apoio às mulheres empreendedoras, ajudando a nivelar o campo de atuação, facilitando o início de seu próprio empreendimento.
As mulheres brasileiras não apenas adotam mais as tecnologias de IA, mas também se mostram mais confiantes em sua capacidade de navegar e aproveitá-las em seus negócios (92% das mulheres vs. 90% dos homens), demonstrando uma confiança e resiliência que são úteis para prosperar contra empresas maiores e com mais recursos antes da importante temporada de compras de fim de ano.
No entanto, embora a IA possa fornecer suporte em uma variedade de tarefas essenciais para os negócios, a orientação e o aconselhamento são outro tópico importante para as empreendedoras no Brasil.
Mais de três em cada cinco (63%) das mulheres brasileiras compartilharam que buscaram orientação ou mentoria em sua jornada empreendedora até o momento, mais do que os homens (48%). Esse desejo de orientação por parte das mulheres empreendedoras destaca uma oportunidade para que líderanças, formuladores de políticas e outras organizações se envolvam na promoção do crescimento empresarial para aquelas interessadas em iniciar seu próprio empreendimento.
As empresas de propriedade de mulheres estão aproveitando a IA para maximizar os canais de vendas on-line
Outra descoberta interessante da pesquisa da GoDaddy foi a importância dos canais de vendas on-line para as empresas pertencentes a mulheres. Entre as empresas que geram pelo menos 26% da receita anual a partir de canais de vendas on-line, as empresas pertencentes a mulheres dependem mais dessas plataformas para ajudar a alcançar clientes e vender produtos e serviços a eles do que os homens.
No ambiente digital de hoje, os clientes esperam encontrar marketing multimídia dinâmico em canais de vendas on-line de empresas de todos os tamanhos. Além disso, plataformas como o Instagram e o TikTok lançaram recursos de compras integrados, permitindo que as empresas vendam em uma variedade de canais dentro de sua presença digital para ajudar a se envolver com mais clientes e expandir seus negócios.
As mulheres empreendedoras brasileiras estão agindo proativamente nessa frente para aproveitar os recursos de IA e, por sua vez, estão percebendo seus benefícios para continuar prosperando. Quando perguntadas sobre quais áreas de seus negócios elas acham que se beneficiariam mais com a IA, o marketing foi a resposta mais comum das mulheres brasileiras por uma margem significativa: 81%.
Concluindo, os avanços nas tecnologias digitais estão capacitando mulheres empreendedoras de diversas origens e em diferentes estágios da vida a não apenas colocar um negócio on-line, mas a se sentirem otimistas em relação à sua jornada empreendedora e a prosperarem ao competir com empresas maiores e com mais recursos. A GoDaddy continua a apoiar essa nova onda de mulheres empreendedoras e proprietárias de pequenas empresas com sua gama de produtos e recursos prontamente disponíveis.