Todo ano, a Black Friday mobiliza milhares de consumidores no mundo, tornando-se excelente oportunidade para impulsionar as vendas. Apesar da fama de “Black Fraude” no Brasil, ações de marketing e vendas bem elaboradoras podem gerar resultados interessantes para o negócio. Somente no e-commerce brasileiro, a última edição da Black Friday passou dos R$ 4 bilhões em vendas. Mas, para atrair novos consumidores e garantir mais vendas, é importante contar com um bom planejamento estratégico. Confira seis dicas para aproveitar todo o potencial da data.
1. Identifique seu público-alvo
De nada adianta uma comunicação de qualidade e com alto investimento se esses esforços são direcionados para o público errado. Direcione a comunicação para o público realmente interessado em seus produtos. Defina a buyer persona da empresa e escolha os melhores canais de comunicação. Além disso, é importante monitorar o engajamento de quem já segue sua marca, seja por newsletters ou redes sociais.
2. Aumente a visibilidade da marca
Antes da Black Friday, é fundamental implementar ações para atrair novos consumidores, uma vez que muitos começam a buscar produtos e serviços dias antes da data. Investir em SEO é uma estratégia eficaz, pois otimiza seu site para buscadores como o Google, focando em palavras-chave relevantes, velocidade de carregamento e responsividade. Além disso, criar conteúdos relevantes pode posicionar a marca como referência no mercado, ajudando a converter visitantes em seguidores engajados.
Após atrair potenciais clientes, é hora de coletar dados e personalizar as ações de marketing, oferecendo produtos e promoções relevantes para cada perfil. Se possível, invista em anúncios para aumentar seu alcance; eles são essenciais para destacar a marca. Direcione campanhas para públicos específicos em plataformas como Instagram, Facebook e Google Ads, garantindo que a comunicação chegue a quem realmente se interessa por seus produtos.
3. Planeje com antecedência
Dados do Google indicam que o tráfego dos sites pode aumentar até 65% durante a Black Friday. Embora as buscas por produtos aumentem conforme o evento se aproxima, é importante não deixar as ações de marketing para a última hora. Planejar previamente, incluindo os canais utilizados e a frequência é essencial para ter sucesso na data.
4. Integre canais online e offline
Combinar estratégias físicas e digitais é imprescindível para vender mais na Black Friday e fidelizar consumidores. Ofereça incentivos para compras em ambos os canais e mantenha o contato com aqueles que visitaram sua loja, mas não finalizaram a compra, dando a opção de receber novidades da marca via e-mail ou SMS marketing.
Além disso, incentive os consumidores a alternarem entre os canais, oferecendo benefícios exclusivos para compras online ou descontos para produtos na loja física. Identifique quais estratégias são mais eficazes para motivar o público e implemente ações que potencializem as vendas e fortaleçam o relacionamento com os clientes durante a Black Friday.
Sempre que possível, tenha o feedback dos seus consumidores e resolva problemas rapidamente. Clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar a marca. De acordo com estudo da Bain & Company, 53% dos consumidores que fazem algum tipo de reclamação e não têm o problema solucionado deixam de ser clientes. Por isso, além de oferecer um bom atendimento, mantenha a comunicação ativa por meio de e-mails, SMS ou notificações.
6. Automatize processos
A automação de marketing é uma ferramenta poderosa para expandir a base de leads, identificar os contatos mais propensos a comprar e manter o público fidelizado. Além de incluir formulários estratégicos no site, considere usar pop-ups que se ativem com base na interação do usuário. Para aqueles que utilizam CRM, a automação pode facilitar a integração dos leads, permitindo que você compreenda melhor os interesses de cada consumidor e os conteúdos que os atraem.
Outra estratégia importante para aumentar as vendas na Black Friday é implementar um fluxo de automação para carrinhos abandonados. O recurso identifica os usuários que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra, permitindo que você envie mensagens personalizadas para lembrá-los do item e incentivá-los a concluir a transação. Além disso, a automação de marketing possibilita ações de relacionamento com clientes existentes, que podem influenciar suas vendas tanto durante a Black Friday quanto em outras ocasiões.