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Ainda dá tempo: como os lojistas podem garantir pagamentos online eficientes para a Black Friday?

Marcada para o dia 29 de novembro, a Black Friday de 2024 promete um grande movimento no comércio, com 66% dos brasileiros planejando fazer compras, segundo uma pesquisa da Wake em parceria com a Opinion Box. Os números ainda mostram que o e-commerce é o canal preferido de 58,2% dos consumidores, seguido por marketplaces (47,8%) e aplicativos (44,3%). Além disso, de acordo com dados coletados pela Confi.Neotrust, a expectativa é que o faturamento da data deste ano chegue a R$ 9,3 bilhões, um aumento de 9,1% em relação ao ano passado. 

Esses dados sinalizam uma oportunidade significativa para os lojistas, mas, especialmente para os que ainda estão se adaptando ao comércio online, o tempo de preparação para atender essa demanda crescente já está curto. Leonardo Moreira Gomes, CEO da Paytime, startup especializada em pagamentos digitais, explica que o ideal é que os empreendedores comecem a se preparar com cerca de seis meses de antecedência. “Isso garante que as transações sejam ágeis, seguras e confiáveis durante o pico de vendas”, afirma. 

Contudo, o CEO destaca que, mesmo para quem não conseguiu se planejar, há saídas rápidas e eficientes. “Existem plataformas e sistemas que podem colocar uma loja online em menos de 24 horas, permitindo ajustes rápidos e uma operação funcional a tempo da Black Friday”, completa.

O maior desafio para quem entra no comércio online de última hora é garantir que a plataforma de vendas suporte o grande volume de acessos sem falhas, além de organizar o estoque e as entregas. A sobrecarga nos sistemas de pagamento e o aumento do risco de fraudes também são preocupações que não podem ser ignoradas.

“Para lidar com o aumento de tráfego e de transações, é crucial contar com meios de pagamento integrados, que ofereçam alta taxa de conversão e segurança nas operações”, explica Leonardo. O CEO reforça que uma experiência de pagamento fluida, sem redirecionamentos desnecessários, reduz a taxa de abandono de carrinho e proporciona uma jornada de compra mais confiável para o cliente.

Ao mesmo tempo, medidas de segurança, como sistemas antifraude robustos e autenticações rápidas, se tornam fundamentais para manter a operação online estável. “Embora essas integrações e ajustes técnicos possam parecer complexos, soluções modernas de APIs permitem uma implementação ágil, tornando viável adaptar o e-commerce para as demandas de uma Black Friday mesmo com prazos apertados”, detalha. Mais uma dica é usar soluções já testadas e prontas para integração, o que possibilita organizar o fluxo de pagamentos online, garantindo uma operação robusta e segura. 

Redação E-Commerce Uptate
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