InícioNotíciasA felicidade dos colaboradores é responsabilidade apenas do RH?

A felicidade dos colaboradores é responsabilidade apenas do RH?

A responsabilidade pela felicidade dos colaboradores no ambiente de trabalho é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque, especialmente diante da preocupante realidade atual. Segundo dados do Infojobs, 61% dos profissionais não se sentem satisfeitos ou felizes em seus empregos, e 76% afirmam conhecer alguém que precisou se afastar das atividades por razões psicológicas. Tradicionalmente, o setor de Recursos Humanos é visto como o principal responsável por promover a satisfação e o bem-estar dos empregados. No entanto, essa pode ser uma visão limitada. 

É o que explica Renata Rivetti, Diretora e Consultora do Reconnect Happiness at Work, durante sua participação no Fala RH, podcast do Pandapé, software de RH do Infojobs. Para a especialista, o setor tem sim um papel crucial em monitorar e criar estratégias para que os colaboradores sejam felizes na empresa. No entanto, o trabalho não pode ser feito sozinho. “O RH vai fazer a estratégia, promover a ação, mas se não houver o engajamento dos líderes nessa construção e se as próprias pessoas não mudarem o dia a dia e não buscarem essas mudanças, não seremos felizes no trabalho”. 

Rivetti enfatiza que, antes de tudo, é preciso desmistificar o que é felicidade corporativa: “Por muito tempo, o RH pensou que era um tema de estratégias como benefícios, ambientes bonitos e salas de descompressão, e embora tudo isso seja importante, ninguém acorda motivado e feliz só porque ganhou uma caneca da empresa. Felicidade no trabalho tem a ver com três aspectos principais: qualidade de vida, onde buscamos um equilíbrio entre pessoal e profissional; encontrar desafios no próprio trabalho, usando nossos dons, talentos e paixões para nos sentirmos realizados; e as relações, construindo um ambiente de escuta empática, reconhecimento e segurança psicológica. Quando focamos nesses aspectos, é possível ser feliz no trabalho, gostar do que fazemos e ter boas relações, embora seja uma construção contínua”. 

Essa troca constante de informações e insights não só fortalece o vínculo entre os colaboradores, mas também contribui para a construção de um ambiente saudável e produtivo. Um estudo da Saïd Business School apontou que trabalhadores mais felizes são 12% mais produtivos do que aqueles que se encontram em um estado de insatisfação. 

Para isso acontecer, Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs e porta-voz do Pandapé, destaca a importância de uma comunicação eficaz entre todos os níveis da organização: “A comunicação transparente e aberta é fundamental para que os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados. Quando há um fluxo constante de feedbacks e sugestões, não apenas do RH, mas também da liderança e entre os próprios colegas, cria-se uma cultura de confiança e respeito mútuo. Isso permite identificar rapidamente problemas que podem afetar o bem-estar dos funcionários e agir de forma proativa para resolvê-los”.

A especialista destaca que, para avaliar a eficácia dessas estratégias na equipe, as soluções digitais são vitais: “Ao recorrer a ferramentas de Gestão do Capital Humano (HCM), os departamentos de RH podem implementar estratégias mais precisas e eficientes para promover a felicidade no trabalho. Por meio dessas plataformas, é possível identificar áreas específicas que requerem melhorias e desenvolver programas de desenvolvimento profissional, treinamento ou iniciativas de bem-estar que se adequem às necessidades individuais dos colaboradores. Adicionalmente, a adoção de tecnologia facilita a comunicação e o feedback contínuo entre os funcionários e a liderança, estabelecendo um ambiente mais transparente e participativo”.

Embora seja fundamental reconhecer que a felicidade no trabalho é uma responsabilidade compartilhada por todos os níveis da organização, o papel do RH ainda é crucial. “O setor cria estratégias, promove ações e fornece suporte para o desenvolvimento de um ambiente onde os colaboradores possam prosperar. Porém, é somente por meio da colaboração de todos os envolvidos, incluindo liderança e colaboradores individuais, que podemos construir um local de trabalho verdadeiramente feliz, produtivo e gratificante”, finaliza Hosana Azevedo.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

plugins premium WordPress