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    Consumo e Varejo: quebra de paradigmas cria demandas e atrai novos perfis de profissionais

    O setor de Consumo e Varejo encerrou 2023 com um crescimento de 4,1%, superando a média da economia brasileira, conforme dados da SBVC. Em contrapartida, o novo Panorama Setorial Consumo e Varejo da Robert Half revela que as novas tecnologias, modelos de negócios e alterações profundas nos hábitos dos consumidores estão gerando novas demandas e atraindo diferentes perfis de profissionais, o que cria oportunidades e desafios significativos na gestão de pessoas.

    Onda de M&As transforma as empresas

    A busca por ganhos de escala e competitividade impulsionou uma onda de fusões e aquisições (M&As) no setor. Em 2023, o segmento foi responsável por 9,2% de todas as operações, com um crescimento de quase 34% em relação ao ano anterior, de acordo com a KPMG. Isso ocorreu em um cenário onde o número de fusões e aquisições, como um todo, caiu 13%. Além disso, a expansão orgânica dos principais players incluiu a abertura de novas unidades, investimentos no e-commerce e a criação de franquias.

    “Muitas empresas regionais e locais passaram a ser controladas por grandes corporações, algumas de capital aberto, com acionistas estrangeiros ou investimento de fundos. Isso resultou em uma transição abrupta de modelos de gestão familiar, informais e baseados na cultura dos fundadores, para sistemas profissionalizados com processos estruturados, uso de ERPs robustos, CRM, atenção ao compliance e ferramentas de marketing sofisticadas”, afirma Leonardo Berto, Branch Manager da Robert Half.

    Em paralelo, empresas não adquiridas também foram forçadas a modernizar suas operações para se manterem competitivas, o que aumentou a demanda por executivos de alto escalão e profissionais com perfis atualizados nas áreas de governança, compliance e finanças.

    Transformação digital exige novas habilidades

    O Varejo tem evoluído cada vez mais em direção a uma abordagem omnichannel, que integra canais online e offline para proporcionar uma experiência consistente ao longo da jornada de compra do cliente. Segundo Berto, “a principal dificuldade é que essa abordagem demanda novas especializações profissionais, como TI, customer success, user experience, business intelligence (BI) e inteligência artificial, habilidades antes pouco presentes no setor, mas que agora são extremamente requisitadas”. 

    O impacto da digitalização é tão relevante que, entre 2019 e 2023, as ocupações com maior crescimento de vagas no setor estão ligadas ao e-commerce, conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

    Verticalização das operações gera novas demandas

    Em busca de aumentar suas margens de lucro, grandes empresas de varejo estão assumindo o controle de mais etapas da cadeia de valor, absorvendo a rentabilidade que antes era destinada a terceiros.

    “Redes de varejo estão criando seus próprios cartões de crédito, retendo as tarifas e juros que antes remuneravam os bancos. Além disso, estão desenvolvendo marcas próprias, desde produtos de limpeza até roupas, e incorporando os lucros que antes iam para os fabricantes. Seguindo a mesma lógica, criam marketplaces e montam estruturas de logística”, explica Berto.

    Essa estratégia amplia a necessidade de contratação de novos perfis profissionais, embora as empresas ainda não possuam a expertise necessária para selecioná-los de forma eficaz.

    Desafios no horizonte próximo

    Enquanto muitas empresas digitais já nasceram com uma cultura de trabalho híbrido ou flexível, no setor de Consumo e Varejo a tradição é de trabalho 100% presencial. Até o início da pandemia, isso não representava um problema para o recrutamento nesse que é um dos setores que mais empregam no País. No entanto, a transformação do segmento fez com que as empresas precisassem buscar talentos vindos de culturas que priorizam menos a presença física, como programadores, analistas de BI e profissionais de marketing.

    O varejo também é conhecido por operar com margens apertadas, resultando em remuneração e benefícios limitados, especialmente na base e no meio da pirâmide organizacional. O ritmo de trabalho no setor é acelerado e não são todos os profissionais que se adaptam, o que contribui para um turnover elevado — cerca de 36% em 2023, segundo a SBVC.

    Por fim, as empresas do segmento, principalmente as de maior porte, têm ampliado o alcance geográfico de suas operações, tanto por meio de novas lojas e showrooms quanto pela incorporação de etapas da cadeia produtiva, o que trouxe um desafio adicional: preencher vagas localizadas fora dos grandes centros comerciais.

    Profissionais mais procurados (permanentes e por projetos)

    Hard skills (habilidades técnicas) mais demandadas

    • Análise de Dados e Estatística
    • Marketing Digital
    • SEO
    • Desenvolvimento de Software e Programação
    • Gestão de Cadeia de Suprimentos


    Soft skills (habilidades comportamentais) mais demandadas

    • Comunicação
    • Adaptabilidade
    • Pensamento Crítico
    • Habilidades Interpessoais
    • Resolução de Problemas


    Projeções salariais
     

    Os salários médios (em reais) nos setores de Consumo e Varejo, extraídos de entrevistas e conhecimento de mercado dos especialistas da Robert Half, podem ser consultados aqui

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