InícioNotíciasPesquisa da Daryus Revela Estágios de Maturidade em Cibersegurança nas Empresas Brasileiras

Pesquisa da Daryus Revela Estágios de Maturidade em Cibersegurança nas Empresas Brasileiras

A Daryus, consultoria e instituição educacional especializada em segurança da informação, cibersegurança, resiliência e riscos, divulgou os resultados da sua primeira Pesquisa Nacional “Cyber 360º”. O estudo oferece uma análise detalhada das ameaças emergentes e das medidas de proteção adotadas pelas empresas brasileiras, destacando tanto os avanços quanto os desafios enfrentados.

A pesquisa, que contou com a participação de 200 profissionais de TI e cibersegurança de empresas de diversos setores e portes, revela que as organizações estão em diferentes estágios de maturidade em cibersegurança. Enquanto 80% dos entrevistados classificam o nível de maturidade de suas empresas como alto, 20% ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento de seus programas de segurança.

Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, enfatiza a importância de uma abordagem abrangente: “Um alto nível de maturidade em cibersegurança vai além da implementação de tecnologias e políticas. Trata-se de criar uma mentalidade e uma cultura de transformação digital segura.”

A pesquisa também destaca que 84% dos respondentes consideram os colaboradores como uma das principais portas de entrada para ameaças cibernéticas, como golpes e phishing. Além disso, 56% apontam terceiros contratados e 43% mencionam fornecedores como fontes de vulnerabilidades.

O cenário é especialmente preocupante em um momento de trabalho descentralizado, com muitos profissionais em home office. “A falta de proteção adequada cria uma falsa sensação de segurança que pode custar caro em caso de um incidente. Apenas palestras anuais e campanhas de phishing não são suficientes”, alerta D’Addario.

Outro dado relevante é que 90% das empresas possuem equipes dedicadas exclusivamente à cibersegurança. No entanto, essa estrutura varia significativamente: 55% têm equipes robustas, com cinco ou mais profissionais, enquanto 35% contam com menos de cinco. Preocupantemente, 10% das empresas ainda não possuem nenhum profissional dedicado ao tema.

A preparação para responder a crimes cibernéticos também é um ponto de atenção. Embora 72% das empresas se considerem preparadas, a prevalência de ataques como phishing (66%) e ransomware (61%) sugere que a preparação não significa imunidade. “Preparação envolve capacidade de detecção e resposta efetiva a incidentes, além de gestão de crises”, explica D’Addario.

A pesquisa revela ainda que 64% das empresas oferecem simulações de ataques, 57% fornecem treinamentos periódicos de atualização e 67% propõem treinamentos iniciais para novos funcionários. “A resiliência cibernética é uma questão de liderança e estratégia de negócios”, completa D’Addario.

Na gestão de riscos, 13% das empresas ainda não possuem um plano de gestão de riscos, e 20% não revisam seus planos regularmente. A rápida evolução das ameaças cibernéticas (58%), a transformação digital (52%) e a proteção de dados e privacidade (50%) são os principais fatores considerados na implementação de planos de gestão de riscos.

A pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital, aumentando a necessidade de um programa de cibersegurança robusto. Segundo a pesquisa, 49% das empresas afirmaram que investir em cibersegurança nos próximos 12 meses é uma prioridade alta ou muito alta. “A tecnologia sozinha não é a resposta; é necessário também uma gestão da mentalidade e cultura para gerir melhor os riscos”, conclui D’Addario.

O estudo foi realizado pela Daryus sob a liderança de sua unidade de educação, o IDESP – Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista, com o apoio da AIQON, Netwrix, Syxsense, Security First e o Grupo Becker, entre maio e agosto de 2024.

Redação E-Commerce Uptate
Redação E-Commerce Uptatehttp://ecommerceupdate.com.br
A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

RECENTES

MAIS POPULARES

plugins premium WordPress