More
    InícioDiversosMaior encontro de inovadores corporativos do ano gera insights sobre inovação em...

    Maior encontro de inovadores corporativos do ano gera insights sobre inovação em grandes empresas

    Pelo segundo ano consecutivo, o Cubo Itaú, o maior hub de inovação da América Latina, sediou o principal encontro de inovadores corporativos do ano. Organizado pela Innoscience, o evento aconteceu no dia 20 de junho e reuniu mais de 500 profissionais focados em inovação corporativa, com o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimentos sobre as tendências e desafios do setor.

    “Esse encontro é uma oportunidade única para que profissionais de diferentes setores e empresas compartilhem suas experiências e aprendizados sobre inovação. Além disso, é um espaço para discutir melhores práticas e estratégias que impactarão o mercado nos próximos anos, contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação corporativa no Brasil”, destacou Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience.

    Realizado de forma híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online, o evento foi disponibilizado na íntegra para aqueles que desejavam assistir ou rever as palestras e painéis. Para acessar o conteúdo, basta clicar aqui – https://www.youtube.com/watch?v=k6VeBuuNkVs.

    Abaixo os especialistas da Innoscience destacam os cinco insights mais valiosos extraídos da edição 2024 do Innovation Unlocked para profissionais da inovação corporativa:

    A inovação cumpre diferentes papéis em diferentes empresas: A inovação não deve ser um fim em si mesmo, mas um veículo de execução e renovação da estratégia das empresas. Assim, numa produtora de commodities agrícolas a inovação pode ser um veículo de eficiência enquanto que numa empresa de alimentos e bebidas pode ser uma forma de diversificação de portfólio com a entrada em novos negócios adjacentes ao core business. Isso depende do contexto estratégico do setor e da empresa.

    As inovações incrementais são tão relevantes quanto as disruptivas: As inovações disruptivas introduzem tecnologias que são mais acessíveis, convenientes e fáceis de usar e tem potencial de substituir players incumbentes. No entanto, a maior parcela das inovações de uma empresa são as incrementais que melhoram os produtos, serviços e processos atuais. As lideranças de inovação precisam equilibrar os esforços entre disruptivas e incrementais para garantir viabilidade atual e sobrevivência futura dos seus negócios.

    Área de inovação, sim ou não? As empresas mais inovadoras do Brasil já ultrapassaram o falso dilema de ter ou não ter uma estrutura dedicada à inovação. Essas empresas têm, atualmente, uma série de estruturas dedicadas para inovação e, também, a inovação disseminada como uma capacidade organizacional. As empresas mais inovadoras combinam essas diferentes estruturas e as integram por meio de uma governança e da gestão do portfólio de inovação.

    A inovação aberta é uma ferramenta para todos mas não para tudo: Nos últimos vinte anos as empresas descobriram que podem ampliar seus esforços de inovação por meio da colaboração com o ecossistema de inovação. Atualmente, mais de 5.000 empresas brasileiras estabelecem, sistematicamente, relacionamento com startups. Esse é um mecanismo de inovação que pode ser muito eficiente, mas nem todos os projetos são adequados para fazer parceria com startups.

    A IA generativa pode potencializar criatividade e desenvolvimento de projetos: A inteligência artificial generativa é uma tecnologia com enorme potencial de alavancar a eficiência, criatividade e alcance do processo de inovação. Os casos apresentados no Unlocked mostraram que a tecnologia pode ser usada em programas de intraempreendedorismo e inovação aberta para ampliar a inteligência humana para gerar e refinar melhores propostas de inovação.

    E-Commerce Uptate
    E-Commerce Uptatehttps://ecommerceupdate.com.br/
    A E-Commerce Update é uma empresa de referência no mercado brasileiro, especializada em produzir e disseminar conteúdo de alta qualidade sobre o setor de e-commerce.
    MATÉRIAS RELACIONADAS

    RECENTES

    MAIS POPULARES