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Além das conexões: o papel do LinkedIn como catalisador de reputação e prestígio para marcas

No mundo corporativo atual, em que a digitalização das interações e conexões se tornou prevalente, a presença ativa e estratégica nas redes sociais consolidou-se como um pilar fundamental para a criação de discursos e do posicionamento empresarial. Plataformas como Facebook, Instagram, X e TikTok se tornaram palcos onde as corporações constroem e moldam suas reputações e narrativas como marcas. 

No entanto, existe um ponto cego evidente que muitas empresas parecem ter em comum: o poder do LinkedIn. Enquanto as outras redes são alvos recorrentes para as campanhas de marketing e engajamento, a plataforma voltada aos negócios muitas vezes acaba relegada a um plano secundário, sendo vista apenas como um portal destinado ao recrutamento. 

Além disso, é importante ter em mente ainda que, se tratando do Brasil, o poderio desta ferramenta torna-se ainda mais significativo, já que o país é o terceiro maior mercado em volume de usuários no planeta, com mais de 75 milhões de profissionais cadastrados, segundo levantamento realizado pelo próprio LinkedIn. 

Vale ressaltar ainda que, desde a aquisição da rede pela Microsoft em 2016, a base de usuários da plataforma mais do que dobrou globalmente, saltando de 433 milhões para 1 bilhão em 2024. Hoje, a rede apresenta mais de 23 bilhões de conexões, e soma uma média de 130 novos profissionais se inscrevendo a cada minuto.

Diante desse cenário, a percepção ainda limitada da plataforma é um equívoco notadamente prejudicial. Com muitas lideranças mantendo o estigma de que o LinkedIn serve unicamente para o anúncio de vagas, a sua capacidade acaba reduzida somente à captação de talentos. 

Esta visão equivocada omite as verdadeiras forças e propriedades inerentes à plataforma, como a de explorar expertises de mercado, apresentar a cultura organizacional e bastidores dos negócios, além de apontar tendências e insights dos mais diversos segmentos de atuação. 

Pilar reputacional

O fato é que o LinkedIn transcende, e muito, a mera exposição de vagas e currículos. A partir de uma estratégia de comunicação sólida e bem construída, a rede social se apresenta como um espaço imprescindível para a criação e fortalecimento da reputação de uma marca, além de narrativas que posicionem a companhia como líder e referência em seu mercado. 

Mais do que isso, a ferramenta também exerce um papel essencial na consolidação de uma marca empregadora para a empresa, visando atender o objetivo de atrair novos talentos qualificados e o reconhecimento da contribuição dos colaboradores atuais. 

Vale destacar, porém, que as estratégias de conteúdo otimizadas não devem estar restritas somente à página institucional da marca, mas também aos perfis dos gestores e executivos da instituição a partir de ações bem elaboradas de thought leadership. 

Para se ter uma ideia da importância desse recurso, o relatório deste ano (2024) da Edelman sobre o impacto de lideranças no LinkedIn revela que três em cada quatro tomadores de decisões do mundo todo priorizam marcas que apresentem líderes com autoridade reconhecida no mercado perante a outros fatores de escolha, como o próprio marketing da empresa. 

Conexões ideais

Todo esse potencial atrelado ao LinkedIn decorre pelo fato de o público da plataforma ser único e extremamente qualificado para o ambiente corporativo, sobretudo para negócios B2B ou corporações interessadas em atrair os melhores talentos do mercado. Até porque, comparado às demais redes, o LinkedIn é a única que ostenta uma temática  global única, que é o ambiente “profissional”. 

Sendo assim, a plataforma representa um ecossistema bastante valioso para a construção de reputação e uma autoridade corporativa relevante, uma vez que este é um espaço que fala sobre o mercado de trabalho justamente para e por quem faz parte dele. 

Portanto, no contexto atual, não há como negar a importância do LinkedIn como um canal fundamental dentro das estratégias de posicionamento das marcas, sendo capaz de capitalizar os pontos fortes de uma comunicação destinada a um público qualificado e especializado. 

Ignorar essa ferramenta não é apenas uma oportunidade perdida; é um desvio que pode prejudicar, ou até custar, a percepção e estima de uma marca por parte de stakeholders, clientes e o mercado como um todo. Construir uma reputação sólida não é uma tarefa simples, mas se torna menos complicada se os líderes e executivos souberem escolher as estratégias e caminhos que apresentam maior impacto.

Ana Laura Motta
Ana Laura Mottahttps://www.motim.cc/
Ana Laura Motta Vaz é relações-públicas com master em Marketing Digital e certificação em comportamento digital. Com mais de 8 anos de experiência no digital, já trabalhou no desenvolvimento de estratégias de marca e de conteúdo para mais de 40 empresas e 30 executivos de negócios locais, startups e scale ups. Na MOTIM é responsável por criar e gerenciar estratégias de reputação para marcas pessoais e institucionais que se destacam em seus mercados, como Nomad, Alura, Conta Simples e iDTBWA.
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